Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de março de 2010

Lição de Casa

Shizuo_KakutaniUm dia, enquanto dava uma aula para uma classe na Universidade Yale, Shizuo  Kakutani (1911-2004) escreveu uma equação no quadro-negro e afirmou que a prova era óbvia. Timidamente, um estudante levantou a mão e disse que aquilo não era óbvio para ele. Kakutani olhou para a equação por um momento e percebeu que ele também não poderia prová-la sozinho. Ele pediu desculpas e prometeu trazer a resposta para a classe na próxima aula.

Após a aula ele foi direto para seu escritório e passou mais algum tempo trabalhando em busca da prova. Depois de não conseguir nenhum resultado, ele passou o horário de almoço na biblioteca, e achou o artigo onde a equação aparecia originalmente. A equação estava inteirinha lá, mas a prova era deixada como “um exercício para o leitor.”

O matemático que escreveu o artigo era o próprio Shizuo Kakutani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...