Pesquisar este blog

domingo, 7 de março de 2010

Contradições Bíblicas — Matusalém e o dilúvio

 O Dilúvio, segundo o ilustrador francês Gustave Doré

Em De Civitate Dei [A Cidade de Deus], Santo Agostinho levanta uma importante questão bíblica: Como Matusalém sobreviveu ao dilúvio? De acordo com a Septuaginta, versão grega da Bíblia, o patriarca já era bem velho quando Noé nasceu; tinha 355 anos de idade. O dilúvio aconteceu 600 anos mais tarde. Portanto, Matusalém ainda estava vivo, com 955 anos, quando o céu desabou — e ele viveu mais 14 anos, falecendo aos 969 anos. Só que Matusalém não estava na arca de Noé e a hecatombe pluviométrica matou todos os demais seres vivos — entre os quais, segundo os criacionistas, encontravam-se também os dinossauros.

Então, como é que Matusalém sobreviveu? Nunca houve uma resposta oficial dessa "celebrada questão que tem sido publicamente divulgada por todas as igrejas", nas palavras de S. Jerônimo. Em vez disso, culparam (e talvez condenaram à danação eterna) os tradutores gregos pelo erro bíblico. Textos mais recentes, baseados diretamente dos manuscritos hebraicos massoréticos relatam que Matusalém morreu no ano do dilúvio.

9 comentários:

  1. Na realidade Matusalém não morreu. Ou melhor... ele nem nasceu, porque nunca houve dilúvio, nem mesmo houve nenhuma arca com dimensões a caber todos animais da terra.
    A bíblia serviria perfeitamente para entreter as criancinhas, se suas letras não fossem tão pequeninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Paulo!!!
      O Sr. realmente precisa da Graça de Deus na sua vida!!!
      Homens infinitamente muito mais inteligentes do que o Sr. tentaram durante a sua vida toda negar a veracidade da Bíblia mas nenhum obteve êxito. Procure a obra literária que diz "E a Bíblia tinha razão", escrito por um desses homens.
      A Bíblia não é um livro pra se entender com a sabedoria humana.. é um livro para se crer... somente crer...
      Olhe pelo seguinte ângulo...
      Vamos que o Sr. tenha razão.. usando suas próprias palavras..."A bíblia serviria perfeitamente para entreter as criancinhas, se suas letras não fossem tão pequeninas", creio que com isso dizendo que ela não serve nem pra isso!!! Supondo que o Sr. esteja certo! O que perderão aqueles que creem nela? Com certeza, nada... e ainda com o benefício de ter saboreado um livro de riqueza literária imensa... MAS!!!!... E se a Bíblia tiver razão? E se suas palavras, histórias, promessas e condenações forem fidedignas??? Já pensou o que será de sua vida? Já leu o que ela prediz aos que não creem nos seus ensinamentos?
      Que Deus tenha misericórdia do Sr. e que seja curado desta cegueira espiritual e possa enxergar o amor de Deus pelo Sr...

      Excluir
    2. concordo plenamente com a sua afirmação Léia.Infelizmente ainda existe muitas pessoas nessa terra que estão desprovidas de conhecimento! so um outro dilúvio pra selecionar a nata!

      Excluir
    3. Não ha contradição nenhuma

      Gn 5 diz que Matusalém viveu 187 anos e derou a lameque que por sua vez gerou Noé com 182 anos e em Gn 7.6 diz que o dilúvio veio quando Noé tinha 600 anos dito isso

      Matusalém - 187anos
      Lameque - 0 anos (nascimento)

      ----------------

      Matusalém - 187 + 182 anos de lameque = 369 anos
      Lameque - 182 anos
      Noé - 0 anos

      -------------------

      Matusalém - 369 + 600 anos que Noé tinha quando ocorreu o dilúvio = 969 anos ano de sua morte

      Lameque era pra ter 782 anos se não tivesse morrido antes com 777 anos com diz em Gn 5.31

      Noe - 600 anos como diz a biblia em Gn 7.6

      Conclui-se então que não ha contradição alguma pois Matusalém morreu no mesmo ano em que ocorreu o dilúvio.

      Excluir
    4. Tarcisio, refaça essa conta utilizando as idades de acordo com o original em grego (Septuaginta), e verás que Matusalém sobrevive ao dilúvio e morre 14 anos depois!!

      Excluir
  2. Tarcísio Bruno SUA CONTA ESTA CERTA MAS EM GENESIS 7:11 FALA QUE FOI NO SEGUNDO NES NO DECIMO SETIMO DIA O DILUVIO ENTÃO 2 MESE E 17 DIAS QUE ELE MORREU VEIO O DILUVIO

    ResponderExcluir
  3. mas gente se na data do diluvio matusalem tinha 955 anos e os 14 anos a frente onde ele estava

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente a Septuaginta aumento até a época do Dilúvio 606 , fazendo com que Matusalém morresse de 14 à 17 anos depois , portanto ele morreu no registro do texto massorético no ano do dilúvio Anno Mundi 1656.

    Para maiores informações consulte o blog : www.contextohistoricobiblicoesecular.blogspot.com.br

    Tire suas dúvidas

    Obrigado

    ResponderExcluir
  5. A letra mata. Não creio que a Bíblia se proponha a ser registro histórico inquestionável, mas sim veículo para manifestação da Palavra de Deus espiritual que por ela transborda. A Bíblia enquanto conjunto de livros está repleta de imprecisões, incongruências e contradições próprias da tradição oral. Basta ler os quatro evangelhos que essa imprecisão fica nítida, mas não os torna menos valorosos ou mentirosos.
    Segundo o meu entender até como Palavra de Deus a Bíblia é falha se a leitura não se der sob a Condução de uma força Superior que é o próprio Deus. Ler a Bíblia sem a dadivosa Graça de Deus é entendê-la segundo sua própria perspectiva o que só leva a geração de mais e mais religiões que se opõe entre si.
    Quanto a questão de Matusalém desnecessário é debruçar-se na empreitada de descobrir se existe ou não erro narrativo quanto a idade de sua morte. Os gigantes oriundos das relações entre mulheres e seres de outra dimensão, chamados na Bíblia de filhos de Deus, que existiam antes do Dilúvio segundo Gênesis, deveriam estar mortos segundo o relato do Dilúvio mas vem a aparecer tempos depois na narrativa dos espias e na narrativa de Davi e Golias, sendo o Golias um desses descendentes. Portanto se o Dilúvio matou a todos os seres vivos, porque haviam descendentes de gigantes na história pós-dilúvio? Esse tipo de questão não invalida verdades bíblicas. A letra mata o Espírito vivifica.

    ResponderExcluir

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...