Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de março de 2011

Um homem que valia por sete

Quando o padeiro Edward Bright, de Essex, morreu em 1750, ele pesava mais de 600 libras [c. 300kg]. Ele faleceu aos 29 anos e era considerado o “homem mais gordo da Inglaterra”. Foram necessários doze homens para levar seu caixão de sua casa em Maldon's High Street até a Igreja de Todos os Santos — que, felizmente, ficava na mesma rua...
Edward Bright (1721-1750): quantos pãezinhos
esse cara comia por dia?

Um mês depois, para fechar uma aposta feita num pub, sete homens foram colocados dentro do colete de Mr. Bright. O colete fechou com alguma sobra. 


À parte a história da aposta — que alguns mal-humorados do politicamente correto vêem como um terrível freak-show póstumo —, a curta vida de Edward Bright prova duas coisas: 1) Obesidade mórbida não é uma doença moderna; é algo que tornou-se mais frequente por causa do crescimento (sem trocadilho) da população. Quanto mais gente, mais obesos. 2) Derruba o mito de que no passado, na era pré-industrial, a alimentação era mais saudável.

7 comentários:

  1. Desculpe, mas acho que o mais correto seria concluir que a obesidade mórbida já existia antes, e não que ela era tão comum como é hoje. O grande problema não é um ou outro indivíduo ser obeso, mas sim a porcentagem da população que está ficando acima do peso nas últimas décadas.

    ResponderExcluir
  2. FIRST
    bpcf
    --------------------------------------------------

    ResponderExcluir
  3. O anonimo la de cima falou bem. Não é se ja existia ou não a obesidade, mas a percentagem dessa obesidade na população.

    ResponderExcluir
  4. Desculpe, mas acho que o mais correto seria concluir que a obesidade mórbida já existia antes, e não que ela era tão comum como é hoje. O grande problema não é um ou outro indivíduo ser obeso, mas sim a porcentagem da população que está ficando acima do peso nas últimas décadas. [2]

    ResponderExcluir
  5. Esse caso é mais um indício que o grande vilão, o maior responsável da onda de obesidade no mundo são os carboidratos e não a gordura. A soma de carboidratos refinados e açúcar é que está engordando o mundo. Vide dieta atkins.

    ResponderExcluir
  6. hoje infelizmente a obesidade esta tomando conta do mundo, quando eu era criança tínhamos 1 gordinho pra 1 sala de aula inteira e que geralmente era apelidado de "gordo", hoje 20 anos depois eu vejo os amiguinhos do meu filho na mesma idade que eu tinha e se vc prestar atenção são 6 gordinhos pra cada 10 alunos... se a população não tomar cuidado o planeta vai acabar saido do seu eixo por causa do excesso de peso extra...rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. quem fez o artigo é gordo! certeza! huhauhau!

    ResponderExcluir

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...