Pesquisar este blog

sábado, 13 de março de 2010

Bonitinha, mas inteligente

Ela foi considerada a mulher mais bela da Europa nos anos 30 e 40 e foi uma verdadeira diva do cinema. Mas as pessoas só enxegavam sua beleza exterior e poucos deram importância às suas contribuições tecnológicas. Mesmo nos dias de hoje ela é lembrada mais por sua beleza do que por sua inteligência. Nascida na Áustria, Hedwig Eva Maria Kieler ficou conhecida por seu nome artístico: Hedy Lemarr.


hedy-lamarrLemarr nasceu em 1913 e aos vinte anos protagonizou um filme checo em que ficou famosa por aparecer nua. Em seguida casou-se com um fabricante de armas vienense. Em 1937, quando o marido passou a se aproximar da elite nazista, com a qual mantinha negócios, Lemarr embebedou-o, pegou todas as suas joias e fugiu. Passou algum tempo em Paris e depois foi para Londres. Depois, foi para Hollywood apenas para ser considerada "a garota mais bela dos filmes".

Dona de boa educação técnica e científica, a musa do cinema da época queria participar diretamente do esforço de guerra. Ela inventou um aparelho para despistar os radares nazistas e patenteou-o, sob seu o nome de batismo, em 1940. Em seguida, inventou o sistema de comunicação que seria a base da telefonia celular e do wi-fi — e você já deve ter usado um deles. Esse sistema foi apresentado ao Departamento de Guerra americano mas acabou recusado — talvez mais por preconceito contra a bela inventora do que pela inviabilidade técnica da novidade. Ao tentar entrar para o Conselho Nacional de Inventores dos Estados Unidos para ajudar no esforço de guerra, disseram-lhe que seria melhor que ela vendesse war bonds.

Ela conseguiu cidadania americana no começo dos anos 50 mas depois disso sua carreira e sua vida entraram em declínio. Hedy passou por outros quatro casamentos curtos e caiu no esquecimento tanto na área artística quanto na comunidade científica. Ela costumava dizer: "Qualquer garota pode ser glamurosa. Tudo que você precisa fazer é posar com um ar estúpido."

Em 1996, após suas patentes serem redescobertas, Lamarr recebeu prêmios e foi reconhecida por suas invenções. Mas já era tarde: Hedy Lamarr faleceu em 2000, aos 87 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...