Pesquisar este blog

sábado, 16 de janeiro de 2010

O Paradoxo do Monte

Um simples grão de areia não é um monte de areia. Isso é óbvio. Um "monte" é uma coleção de coisas e é preciso muitas coisas para se ter um monte delas. Assim, dois grãos de areia ainda não são um monte de areia por que um monte é muito mais que um par de coisas.

Entretanto, seja quais forem as coisas, o conceito de "monte" é confuso e incerto. Não há um número certo, um limite preciso, a partir do qual uma coleção de coisas se torna um "monte". Não é como se 38 grãos de areia formassem um monte, mas 37 ainda não fossem um monte.

Esta é a origem do Paradoxo dos Montes.

Suponha que tenhamos um milhão de grãos de areia. Um milhão de grãos de areia formam, inquestionável-, indubitável-, definitivamente, um monte de areia.



Mas como não há número preciso para definir o que é um monte de areia — ou de qualquer outra coisa —, nós poderíamos tirar um grão de areia do nosso monte milionário e ele ainda seria um monte, só que com 999.999 grãos de areia.

Mas se é assim, então podemos, igualmente, repetir a retirada de um grão de areia outras 999.998 vezes e o que teríamos no final seria o quê? Um monte ou um não-monte?

Nós tínhamos um monte de grãos de areia no começo deste exemplo. E tudo o que fizemos foi retirar, um por um, os grãos de areia do monte. Ora, retirar apenas um grão não faz do monte um não-monte, mesmo que isso se torne um processo. Eu poderia tirar um grão agora, um daqui a cinco minutos, outro daqui a 10 anos, não importa.

No fim do processo, independente do ritmo do processo e da quantia de grãos que tivermos, só podemos ter um monte. Mas, também ao fim do processo, o que temos é apenas um grão de areia e, como nós já sabemos, um grão não pode ser um monte.

Portanto, um único e simples grão é, ao mesmo tempo, um monte e um não-monte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...