Pesquisar este blog

sábado, 23 de janeiro de 2010

Conflitos Esquecidos [3] — A Guerra dos 40 Minutos

Formalmente conhecida como Guerra Anglo-Zanzibari, o conflito bélico mais curto da história durou apenas 40 minutos. De um lado, a Real Marinha Britânica; de outro, as improvisadas forças de Zanzibar. O motivo? Os britânicos não gostavam do sultão que havia sido coroado no dia anterior.

Antecedentes Históricos
Embora a guerra tenha sido curta, a História por trás dela é longa. Zanzibar é uma pequena ilha na costa leste da África. Foi conquitada pelos portugueses em 1499, mas eles foram expulsos por navegadores árabes vindos de Omã em 1698. Desde então, a ilha passou a ser governada pelo sultão de Omã. Em 1858, com apoio dos ingleses, Majid bin Said declarou Zanzibar independente de Omã. A capital foi estabelecida na Cidade de Zanzibar, onde os sultões contruíram um Palácio real e um Harém à beira-mar.



No dia 25 de agosto de 1896, morreu o sultão Hamad bin Thuwaini, sucedido no dia seguinte por Khalid bin Bargash. Hamad era grande amigo dos britânicos e após a morte dele, os ingleses preferiam que o novo governante fosse Hamud bin Muhammed, que também era pró-britânico.

De acordo com um tratado firmado entre os dois países em 1886 era que o todo novo sultão deveria ser aprovado pelo cônsul britânico. Como Khalid não era o escolhido, os ingleses consideraram que isto era um casus belli e mandaram um ultimato exigindo a renúncia do sultão recém-empossado. Em resposta, Khalid Bargash não só ficou no Palácio como mandou sua guarda palaciana montar barricadas e apontar armas para os navios da Real Marinha.


40 minutos e nada mais


Disposição da esquadra no porto de Zanzibar na manhã do dia 27 de agosto.

O ultimato esgotou-se às 9 da manhã de 27 de agosto. Os britânicos já tinham reunido, sob comando do contra-almirante Harry Hawson, três cruzadores, dois navios de guerra, 150 fuzileiros navais e marinheiros e 900 zanzibaris na área portuária, bem em frente ao Palácio do Sultão. Os zanzibaris, chefiados pelo General-de-brigada e ex-miltar britânico Lloyd Mathews, somavam 2800 homens. A maioria das forças de Zanzibar era formada por civis, guardas do palácio, funcionários públicos e até escravos.

Às 9h02min, as forças de Sua Majestade, a Rainha Vitória lançaram um bombardeio que, instantaneamente, incendiou e demoliu o Palácio do Sultão e parte do Harém. Em seguida, os navios britânicos afundaram o iate real e mais dois barcos menores. Algumas forças zanzibaris conseguiram atirar contra os ingleses, mas não acertaram. A bandeira do Palácio foi baixada por forças britânicas e o fogo cessou às 9h40min .


O Harém do sultão, semi-destruído após o bombardeio britânico.

As forças pró-Khalid somaram 500 baixas enquanto penas um marinheiro britânico foi ferido. Khalid recebeu asilo no consulado alemão e escapou para Tanganica. Rapidamente, os britânicos colocaram Hamud como sultão em um governo-fantoche. A guerra foi curta, mas marcou o fim de Zanzibar como Estado independente.

Atualmente, Zanzibar é um território pertencente à Tanzânia (ex-Tanganica). Após a derrota alemã na Primeira Guerra Tanganica passou para o domínio inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...