Pesquisar este blog

domingo, 8 de maio de 2011

Gênesis, cap. 51

Esta “parábola contra a perseguição” era a favorita de Benjamin Franklin (1706-1790), que muitas vezes apresentava-a como um texto bíblico, “o capítulo 51 de Gênesis”. Os fiéis mais fervorosos vão afirmar que tal capítulo inexiste. Mas eles não sabem a grande lição que perdem e que está fora de suas bíblias:


51 E após passar por todas essas coisas, Abraão sentou-se à porta de sua tenda ao por do sol. 2. Eis que um homem, encurvado pela idade e apoiado em um cajado, caminhava pela floresta. 3. Abraão levantou-se e foi ao encontro do homem e disse-lhe: “Entrai, achegai-vos, pois lavarei vossos pés. Velarei por ti a noite toda e vos acordareis na alvorada e vós seguireis então vosso caminho.” 4. Mas o homem disse: “Não, pois eu me abrigarei sob esta árvore.” 5. E Abraão insistiu ainda mais e o homem cedeu; e eles entraram na tenda. Abraão cozeu um pão ázimo e eles cearam. 6. E ao ver que o homem não agradecera a Deus, Abraão disse-lhe: “Vós adorais o mais alto Deus, o criador do céu e da terra?” 7. E o homem respondeu, dizendo: “Eu não adoro o deus de que falais, nem o chamo por tal nome. Pois criei para mim um deus e ele habita em minha morada e me provê todas as coisas.” 8. E o zelo de Abraão foi ferido e fê-lo levantar-se. Ele lançou-se contra o homem, arrancando-o para fora, bufando. 9. E à meia-noite, Deus chamou por Abraão, dizendo: “Abraão, onde está o forasteiro?” 10. E Abraão respondeu: “Senhor, ele não vos adorava, nem chamava vosso nome, por isso lancei-o para a escuridão, para longe da minha face.” 11. E disse Deus: “Eu o suportei durante seus cento e noventa e oito anos, alimentei-o e dei-lhe de vestir, apesar de sua rebelião contra mim. E tu, tu que também é um pecador, não pudeste suportá-lo por uma noite?” 12. E Abraão respondeu: “Que a ira do Senhor não se derrame sobre seu servo. Pai, eu pequei e vos imploro perdão.” 13. E Abraão levantou-se e saiu à escuridão; procurou diligentemente pelo homem, encontrou-o e conduziu-o de volta à sua tenda. E após hospedá-lo gentilmente, despediu-se dele ao alvorecer, entregando-lhe presentes. 14. E Deus se dirigiu a Abraão, dizendo: “Por teu pecado, tua descendência sofrerá por quatrocentos anos em terra estrangeira. Mas por teu arrependimento, eu irei libertá-los e eles retornarão com poder e com gratidão no coração.”

Não se sabe ao certo se é um capítulo realmente apócrifo ou uma alegoria, uma fan-fiction bíblica. Geralmente, o texto é atribuído ao poeta persa (e muçulmano) Saadi (1184-1283). Seja como for, se esse único capítulo fosse incluído na Bíblia, na Torá e no Corão, e fosse igualmente ensinado pelas três grandes religiões monoteístas desde a antiguidade, milhares, quiçá milhões, de vidas teriam sido salvas. Judeus, cristãos, muçulmanos, índios e negros e até os ateus jamais teriam sido perseguidos. 

Mas, cegos pela fé e pela tradição, ninguém ousou admitir que é possível alterar a Palavra de Deus — seja ela qual for, seja qual for o deus —, nem mesmo para torná-la melhor ou para enriquecê-la. Pois ensinar essa lição levaria à perda do poder político e da influência dos líderes religiosos, fossem eles papas, rabinos ou imãs. Por mais piedosos que muitos tenham sido, nenhum quis reconhecer seu erro e abrir sua tenda e aceitar o forasteiro, o estranho, o anormal ou o diferente em sua morada. Nem mesmo por uma noite.

Um comentário:

  1. Incomentavel. Seu post, está completo. começa e termina em sí, deixando apenas a reflexão...
    Obrigado por esse conhecimento.

    ResponderExcluir

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...