Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de março de 2011

[Enigma] Aniversariantes Mentirosos

Dois irmãos são honestos e não mentem nunca. Mas há um pequeno detalhe: cada um mente sobre o respectivo aniversário quando faz aniversário.

Na véspera do ano-novo, você pergunta quando é o aniversário de cada um. O primeiro diz “Foi ontem.” e o segundo responde “É amanhã.”

No dia seguinte, 1º. de janeiro, você quer saber novamente quando eles fazem anos. Novamente, o primeiro diz que foi ontem e o segundo diz que será amanhã.

Então, quando é o aniversário de cada irmão?

Um comentário:

  1. O primeiro faz aniversário dia 31 e o segundo faz aniversário dia primeiro. Se o primeiro fizesse aniversário dia 30 (e tivesse falado a verdade da primeira vez), na segunda vez ele não poderia dizer que fez aniversário ontem (já que "ontem" seria dia 31 e como ele não estava no aniversário dele, não podia mentir). Então ele mente da primeira vez e fala a verdade da segunda. O mesmo raciocínio se faz para o segundo irmão, de forma contrária.

    ResponderExcluir

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...