Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Xilindró Numérico

mega quadrado mágico

Parece uma tabela ou planilha qualquer, mas não é. Não, vovó minha senhora, também não é a maior cartela de bingo que a senhora já viu. Trata-se de um quadrado mágico notável pelo seu tamanho e por suas propriedades. Composto por um "puzzlist durante o tempo em que esteve numa prisão", esse quadrado mágico gigante acabou publicado nas páginas do Journal of Recreational Mathematics [Jornal de Matemática Recreativa].

São treze casas (ou seria melhor dizer celas?) de cada lado do quadrado, que abriga outros quadrados mágicos menores — de 11x11 ao mínimo de 3x3 casas no centro. A constante mágica de cada quadrado — a soma de cada linha ou coluna — tem sempre 10.874 unidades a menos do que a constante do quadrado mágico imediatamente maior. E todas as casas contém números primos.

Eis aí um caso em que trabalho na prisão foi voluntário e rendeu algo de bom — embora não seja lá muito útil no dia-a-dia. O prisioneiro, quem quer que seja, certamente aprendeu muito com sua prisão e nos ensina que nem sempre o "ócio é a oficina do diabo". 

Fica a sugestão para as administrações penitenciárias brasileiras: vamos mandar nossos presos quebrar esse recorde também. Se eles conseguem fazer gambiarras malemolentes para falar no celular, botar números (primos) num quadrado mágico gigante deve ser moleza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...