Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Lógica de gato e rato

Em 1875, a Associated Press deu destaque a um novo empreendimento que estava sendo aberto perto de Lacon, Illinois. Um prospecto convidava entusiasticamente sócios para novo negócio:
Gloriosa Oportunidade para Ficar Rico!!! - Estamos a iniciar um rancho de gatos em Lacon com 100.000 gatos. Cada gato vai dar uma média de 12 gatinhos por ano. A pele dos gatos serão vendidas a 30 centavos cada. Cem homens podem esfolar 5.000 gatos por dia. Nós aguardamos um lucro líquido diário de mais de $ 10.000,00. Agora, como vamos alimentar os gatos? Vamos abrir uma fazenda de ratos ao lado, com 1.000.000 de ratos. Os ratos se reproduzem 12 vezes mais rápido que os gatos, portanto vamos ter quatro ratos por dia para alimentar cada gato. Mas como vamos alimentar os ratos? Vamos alimentá-los com as carcaças dos gatos que foram esfolados. Agora vejam só! Vamos dar os ratos aos gatos e os gatos aos ratos e teremos peles de gato a troco de nada!
Embora seja um pouco cruel para os nossos padrões, realmente era muito tentador. Tanto que a AP não percebeu que se tratava de um trote criado por Willis Powell, o (entediado) correspondente local. Tratada como fato verídico, a história acabou repetida e republicada dezenas de vezes em toda a América durante mais de 65 anos — até que o National Press Club derrubou o mito em 1940.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...