Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Por menos de um fio

Dr_crippen
Ele tem cara de bandido, não é mesmo?
O médico homeopata norte-americano Hawley Harvey Crippen fugiu para o Canadá quando a Scotland Yard descobriu o cadáver de sua esposa debaixo do piso de tijolos de sua casa em Londres.

Mas os políciais britânicos mandaram um alerta, e o capitão do SS Montrose achou que tinha reconhecido o fugitivo a bordo de seu navio. Ele mandou seu telegrafista — que já usava um aparelho sem-fio — enviar uma mensagem às autoridades britânicas:
"Tenho forte suspeita que assassino Londres Crippen e cúmplice estão entre os passageiros no salão. Bigode retirado barba crescendo. Cúmplice vestida como garoto. Modos e aparência sem dúvida de garota."
O Inspetor-Chefe, Walter Dew, disfarçado como piloto, tomou uma navio de linha mais rápido e subiu a bordo do Montrose no Rio São Lourenço. Ao ser apresentado a Crippen, ele disse (com muita naturalidade): "Bom dia, Dr. Crippen. Você me conhece? Eu sou o Inspetor-Chefe Dew, da Scotland Yard." O Dr. Crippen engasgou, surpreso, e depois disse: "Graças a Deus acabou. O suspense foi muito grande. Eu não podia suportar mais."

A acompanhante do Dr. Crippen foi liberada, mas ele, que acabou enforcado em 1910, foi o primeiro criminoso da história capturado com a ajuda do telégrafo sem fio.

Crippen poderia ter dificultado sua captura se fosse mais esperto. Ele devia ter viajado na terceira classe em vez de ter ido na primeira. E se tivesse ido direto para os Estados Unidos, teria que ser extraditado, pois o Canadá ainda era um território britânico na época.

Veja também: Por um fio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...