Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Londres chamando, Londres chamando!

Em 16 de Janeiro de 1926, um programa da Rádio BBC sobre a literatura do século XVII foi subitamente interrompido por um plantão jornalístico ao vivo — e chocante:
A Câmara dos Lordes está sendo demolida por uma turba enfurecida armada com morteiros de trincheira. A Torre do Relógio, com 100 metros de altura, acaba de desabar junto com o famoso relógio, o Big Ben, que batia as horas em uma bola de nove toneladas. Um momento por favor... Novos relatos dizem que a multidão capturou a pessoa de Mr.. Wurtherspoon, o ministro dos transportes, que tentava fugir sob disfarce. Ele agora acaba de ser enforcado em um poste na Ponte Vauxhall. Londres chamando. O ruído que vocês acabaram de ouvir agora foi a explosão do Savoy Hotel pela multidão. […]
Inseridos em meio a informações mais amenas sobre a última rodada de rúgbi ou pela previsão do tempo, os relatos ao vivo prosseguiam, com assassinatos e outros atos violentos em pleno centro da capital do Reino Unido, numa reportagem de 12 longos e assustadores minutos.


Aquele havia sido um fim de semana de muita neve em toda a Grã-Bretanha. Sem poder sair de casa para comprar jornais, milhões de ingleses fizeram telefonemas e mandaram telegramas à procura de mais informações sobre a calamidade. Por fim, após um breve pânico que durou alguns dias, a companhia radiofônica explicou que o plantão que entrou no ar era uma paródia intencional feita por Ronald Knox.

Um detalhe que poderia ter sido percebido pelos ouvintes explicaria a verdade por trás do plantão. De acordo com o relato radiofônico, a revolta na Trafalgar Square era liderada por um tal Mr. Popplebury [algo como Sr. Coveiro], secretário do Movimento Nacional Contra as Filas de Teatro. 

E ESSE TAL DE RONALD KNOX?
Ronald Knox (1888-1957), aliás Monsenhor Ronald Knox, era uma das figuras  mais controvertidas da sociedade britânica da época. Ele era teólogo, representante do papa em Londres e fez uma das muitas traduções da Bíblia para o inglês. 

knox2
Knox parece muito sério — mas não era bem assim
Mas, nas horas vagas, o Monsenhor Knox escrevia sátiras e romances policiais de sucesso e foi um pioneiro do rádio inglês. Seu detalhado  “plantão radiofônico” da “Revolta de Londres” teria sido a inspiração para Orson Welles e sua versão radiofônica de Guerra dos Mundos em 1938 — que causaria um pânico muito maior entre os americanos.

Hoje em dia, ele é mais lembrado por suas obras de mistério e por criar uma revolta que nunca existiu do que por suas obras teológicas ou sua versão da Bíblia. Sinal de que a sátira, o sarcasmo, a ironia e o rádio valem mais do que qualquer teologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...