Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Haja Monograma!

Em 1960, o graduando de Cambridge Ron Hall anunciou uma descoberta que ele chamou — bastante  obvia e modestamente — de Lei de Hall: “Para qualquer grupo suficientemente grande de pessoas, o número médio de iniciais possuídas pelos membros de tal grupo é uma medida direta da classe social predominante do grupo.”

Com a ajuda daquela maravilha tecnológica chamada computador, Hall fez uma análise da aristocracia inglesa e percebeu que os duques têm, em média, quatro nomes; os marqueses, 3,96; condes, 3,92; barões, 3,53; baronetes, 3,49; viscondes 3,41 e cavalheiros geralmente têm apenas 3,06 iniciais.

Entre os exemplos contemporâneos Hall citava J.S.B.L., John Selwyn Brooke Lloyd (1904-1978), então Ministro do Exterior do Reino Unido e H.T.N.G., Hugh Todd Naylor Gaiskell (1906-1963), então líder da oposição britânica.

Casos mais notáveis são os do Honorável Almirante Reginald Aylmer Ranfurly Plunket-Ernle-Erle-Drax (R.A.R.P-E-E-D., 1880-1967), filho mais novo do Barão de Dunsany e comodoro durante a II Guerra Mundial e do Major Leone Sextus Denys Oswolf Fraudatifilius Tollemache-Tollemache de Orellana Plantagenet Tollemache-Tollemache (L. S. D. O. F. T-T. de O. P. T-T, 1884-1917), que tombou de gripe na I Guerra Mundial e possivelmente teve o mais longo sobrenome inglês.

Embora não haja nobreza nos Estados Unidos, a pesquisa repercutiu na imprensa americana. Um dos jornais foi particularmente irônico em relação a Mr. Tollemache-Tollemache de Orellana Plantagenet Tollemache-Tollemache: “Seria interessante saber como os pais do major o chamavam em seus anos de meninice.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...