Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de junho de 2011

À Imagem e Semelhança

Você já deve ter visto (ou mesmo feito) muitos auto-retratos. Mas Hananuma Misakichi levou esse negócio de retratar a si mesmo a um outro nível — não por narcisismo, mas por amor. Acreditando que estava tuberculoso e morreria em breve, o artista japonês resolveu fazer uma estátua de si mesmo em tamanho natural. Seria sua última lembrança para a mulher que amava.

Qual destes é Hananuma Masakichi e qual é a sua auto-estátua em madeira e em escala real? Surpresa! A estátua está na foto da direita! 

Masakischi passou três anos posando para si mesmo diante de dois espelhos ajustáveis para observar e esculpir cada detalhe de sua pele, incluindo suas veias. O cabelo da estátua — tão desgrenhado quanto o do criador — é um minucioso implante feito com fios de cabelo do próprio Masakichi.

Terminada a obra, o dedicado escultor colocou-a em exposição privada. A estátua era apresentada junto de seu criador, que fazia a mesma pose. O trabalho era tão convincente que o público tinha dificuldade de distiguir.

Apesar de tão dedicado esforço, o diagnóstico estava errado. Hananuma só morreu em 1895, dez anos depois de completar sua obra-prima. A estátua sobreviveu, é claro, e também teve uma história incrível.

Em 1934, o empresário americano Robert Ripley — criador da série Acredite se puder — comprou a estátua e levou-a para Los Angeles, onde o auto-retrato de Hananuma-san tornou-se uma atração imperdível. Mas não por muito tempo: com a morte de Mr. Ripley, em 1949, a obra acabou relegada a um porão.

Ela só seria redescoberta após o terremoto de Northridge em 1994. Mais uma vez, Hananuma Misakichi sobreviveu — felizmente, os danos foram pequenos. Restaurada, a imagem que deveria servir de lembrança a uma viúva japonesa está atualmente em um museu no Picadilly Circus, em Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...