Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Os Vermes de Lawrence

Você se lembra do filme O Óleo de Lorenzo, onde os pais, desesperados, começam a estudar e a pesquisar sozinhos uma cura para o filho? O filme era baseado em fatos reais, mas às vezes até a vida gosta de fazer um remake. E assim como em um remake, o final da história pode ser ao mesmo tempo surpreendente e repetitivo.

Conforme relatam em detalhes um artigo da The Scientist e Alyson Muotri em sua coluna no G1, em 2007 os pais de Lawrence, de 13 anos, resolveram procurar um tratamento mais efetivo para o autismo do garoto nova-iorquino. Diagnosticado aos dois anos, o menino tem um quadro grave de autismo. Ele mordia os poucos colegas que tinha e demonstrava muita ansiedade e agitação. Também havia episódios de autoagressividade: ele batia a própria cabeça na parede.


O pai dele, Stewart, procurou diversos tratamentos: terapia comportamental, alterações na alimentação e musicoterapia, além de diversas combinações de medicamentos. Apesar de alguns sucessos, a melhora era quase sempre temporária: os efeitos “evaporavam” e os sintomas voltavam, muitas vezes até piores. Como muitos pais, Stewart decidiu partir para a medicina alternativa.

Medicina Alternativa de Verdade
Mas diferente de muitos pais, Stewart não procurou alívio para o autismo de seu filho em práticas pseudocientíficas, como a homeopatia. O pai de Lawrence foi racional: pesquisou sobre os sintomas do filho em literatura especializada e em revistas científicas através de sites como o PubMed.

Enquanto pesquisava, ele descobriu uma terapia usada com sucesso em pacientes com a doença de Crohn, uma doença autoimune (em que o próprio organismo ataca células intestinais). Nessa terapia, os pesquisadores usaram vermes de porcos (Trichuris suis) para regular o sistema imunológico e diminuir a inflamação. Stewart também descobriu que alguns dos sintomas autistas podem ser causados por ataques do sistema imunológico às células da glia no cérebro.

Aí, juntou: ele percebeu um nexo que ninguém reparou e, como todo cientista, decidiu testar sua hipótese. Como não podia fazer nada sozinho, apresentou sua tese a um grupo de pesquisadores do Albert Einstein College of Medicine. Os médicos acharam a descoberta inusitada, mas decidiram ajudar. Stewart conseguiu comprar ovas de T. suis para o tratamento do filho. Isso mesmo, ele resolveu implantar vermes de porco no intestino de Lawrence para tentar controlar o autismo.

Surpresas e Reprises
Supreendentemente, esse tratamento com tricuríase induzida teve sucesso — depois de dez semanas, os sintomas desapareceram. Quinze meses se passaram tranquilamente desde o começo do tratamento. Como não dá pra tirar conclusões com apenas um caso, mais pesquisas estão em andamento.

Embora o tratamento de autismo com vermes de porcos seja uma novidade, ele reforça uma antiga teoria sobre o autismo. É a hipótese da higiene. Segundo essa hipótese, a falta de contato com elementos naturais causada pela limpeza e urbanização excessivas levariam a um desequilíbrio no sistema imunológico. Além de causar outras doenças autoimunes, um sistema imunológico descontrolado (para não dizer ocioso e paranoico feito o Exército americano em plena Guerra Fria) poderia começar a atacar o cérebro. Embora possa haver diversas outras causas — inclusive genéticas —, as hipóteses ambientais e sociais são as que parecem mais plausíveis.

Apesar de toda a cobertura da mídia e do consequente hype (principalmente na Inglaterra e nos Estados Unidos), não há qualquer correlação comprovada entre autismo e a vacina tríplice viral. Mas houve, isso sim, verdadeiros surtos (só que de sarampo) causados pelo descuido de pais excessivamente protetores e crédulos (e uma mídia conservadora bastante crédula também). Ironicamente, esses são os mesmos pais que podem causar autismo, ao manter a casa sempre impecavelmente limpa, servir água filtrada e alimentos preparados perfeitamente e ao jamais deixar as crianças brincarem lá fora, na “sujeira” (terra, areia, grama, lama, etc.).

Ou você já ouviu falar de moleques pobres com barriga d’água e autistas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...