Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Coletivo de Imprensa

 coleguinhas

Na manhã de quarta-feira, 19 de setembro de 1923, os nova-iorquinos acordaram com uma notícia chocante: dez diários da cidade — New York American, The New York Herald, The Journal of Commerce, Daily News, The New York Times, New York Tribune, The World, New Yorker Staats-Zeitung e Il Progresso Italo-Americano — estavam à venda em um número coletivo.

Não, nenhum milionário havia comprado todos os matutinos nova-iorquinos durante a noite, colocando todos sob o mesmo guarda-chuva (e sob o mesmo cabeçalho) enquanto pensava num único nome fácil de lembrar (“New York American Herald Commerce Daily Tribune Times & World Progresso Zeitung”?).

Naquela época, notícia ainda não era um produto (tão) à venda (ou era?). Mas isso não significa que os jornais já não se comportassem como empresas.


O motivo que levou todos os diários nova-iorquinos a unir forças e compor um número único foi uma greve de 2500 homens da imprensa. A primeira página da edição conjunta trazia uma carta aberta aos jornalistas pedindo o fim da greve. 

O autor da carta, porém, não era nenhum cartola da imprensa; era George L. Berry, jornalista e então líder do sindicato dos jornalistas (e futuro senador pelo Tennessee). Parece que alguém acabou se vendendo…

Dos dez jornais daquela época, só três sobreviveram inteiros: O Times, o Journal of Commerce e o Daily News.

O American, fundado em 1895, acabaria fundido com o NY Evening Journal em 1937; afundaram juntos em 1966.

O Herald se juntaria com o Tribune já em 1924, formando o New York Herald Tribune. Em 1959, o NYHT foi vendido para o embaixador americano em Berlim e ganhou uma edição européia, o International Herald Tribune. Sete anos depois, a versão nova-iorquina saiu de circulação. Atualmente, o IHT é parte do grupo New York Times.

O Morning Telegraph resistiu até 1972. O World, um dos jornais mais modernos e mais importantes da época, acabaria em 1931.

O Staats, então um semanário de língua alemã, sobreviveria à Segunda Guerra e se aventuraria a ser publicado três vezes por semana nos anos 50. Voltaria a ser semanal nos anos 70 e entraria num lento declínio a partir de 1989. Hoje é publicado irregularmente. O Il Progresso, principal jornal da Colônia Italiana, seria publicado até 1988, quando foi fechado para pagar — vejam só — dívidas trabalhistas. Seus ex-funcionários fundaram o America Oggi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...