Qualquer mudança em larga escala no comportamento humano vai, literalmente, mudar a raça humana: as mudanças são tão profundas e abrangentes que alteram também as condições sob as quais os indivíduos são concebidos e criados. É aquilo que já se conhece popularmente como “Efeito Borboleta”.
Assim, por exemplo, nossos netos num cenário otimista serão pessoas diferentes do que seriam sob outras circunstâncias mais difíceis. Isso tudo, além de parecer um tanto óbvio, é particularmente verdadeiro quando se fala em assuntos que exigem grandes e rápidas mudanças no comportamento social e econômico dos homens, tais como meio ambiente, aquecimento global, renovação energética, etc..
Portanto, não deveríamos nos culpar por nossa – com todo o respeito devido aos suínos – porca administração dos recursos naturais. Afinal, nossos descendentes que serão beneficiados por nossas reformas serão pessoas completamente diferentes daquelas que sofrerão com nossas negligências – e nós só deixaríamos uma dívida para os últimos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).
Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.