Descoberto na Alemanha em 1996 e conhecido até agora como Unúmbio, latim para um-um-dois, o elemento 112 finalmente vai ganhar um nome. O grupo de cientistas alemães que descobriu o elemento propõe o nome Copernício, símbolo Cp, em homenagem ao astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543).
Copérnico e o elemento que o homenageia na Tabela Periódica
Copérnico é o pai da Teoria Heliocêntrica, segundo a qual todos os planetas giram ao redor do sol – e não o contrário –em órbitas circulares. Mais tarde, o astrônomo Johanes Kepler corrigiu a teoria de Copérnico após comprovar que as órbitas são elípticas. Isaac Newton usou as obras do polonês para desenvolver suas leis da gravitação universal.
Copérnico não será o primeiro cientista a ser homenageado com o nome de um elemento químico. Mas será o primeiro astrônomo. Albert Einstein, Niels Bohr, Enrico Fermi, Alfred Nobel e Dmitri Mendeleev também já foram homenageados. Entretanto, é proibido homenagear cientistas vivos.
O batismo do novo elemento precisa ser aprovado pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). A organização deve ratificar o nome Copernício em até seis meses. Durante esse prazo, químicos de todo o mundo vão debater a ideia antes de aprová-la. Somente após esta aprovação as tabelas periódicas de todo o mundo serão revisadas.
O ELEMENTO 112 E SUA FAMÍLIA SUPERPESADA
O Copernício é um elemento artificial e tem aparência similar ao Mercúrio . O Cp é um metal e, possivelmente, também é liquido nas condições ambientais. Por isso o 112 também era chamado de eka-Mercúrio (eka significa semelhante em grego). Ainda não é possível ter certeza de todas as propriedades do Copernício pois ele é altamente radioativo e tem uma meia-vida de apenas 29 segundos.
Cadeia de Decaimento do Copernício
Pode parecer pouco tempo antes da desintegração, mas o Copernício é mais estável que alguns de seus vizinhos da tabela periódica:
- O isótopo 278 do Meitnério [Mt], 109º elemento, dura apenas 0.72 segundos;
- O isótopo 281 do Darmstádio [Ds], 110º elemento, dura 11 segundos, mas é ainda mais radioativo e, por isso, menos estudado;
- O isótopo 280 do http://pt.wikipedia.org/wiki/Roentg%C3%AAnio, 111º elemento, dura 3,6 segundos;
- O isótopo 284 do Unúntrio (Uut/113/eka-Tálio) dura apenas 0,49 segundos;
- O isótopo 289 do Ununquádrio (Uuq/114/eka-Chumbo) dura 2,6 segundos;
Os demais elementos, do 115/Uup/eka-Bismuto até o 118/Uuo/eka-Radônio têm meias-vidas na casa dos milissegundos, com exceção do 117/Uus/eka-Astato que ainda não foi encontrado. Estes elementos, conhecidos como superpesados, têm núcleos atômicos frágeis exatamente por que são grandes e pesados. É mais ou menos como uma bolha de sabão: quanto maior ela for, mais facilmente ela se desfaz.
Além dos cientistas alemães que descobriram o Copernício, equipes dos Estados Unidos e da Rússia pesquisam os elementos superpesados. Dado que os superpesados até agora encontrados (ou melhor, sintetizados) são altamente radiotivos e têm rápido decaimento, essa verdadeira “corrida química” parece inútil.
Mas os químicos têm esperança de alcançar, em breve, a chamada Ilha de Estabilidade, região da tabela periódica na qual ficariam os mais pesados elementos estáveis – que teriam meia vida de dezenas a bilhões de anos, de acordo com os cálculos.
Acredita-se que sejam estáveis os isótopos 298 do Ununquádrio (ainda não descoberto, mas teoricamente possível), 304 do Unbinílio (120/eka-Rádio) e 310 do Unbihéxio (126/eka-Plutônio). Se forem estáveis – algumas bolhas de sabão duram mais na mão de gente habilidosa –, esses elementos teriam propriedades muito diferentes de todos os conhecidos e poderiam até ter alguma aplicação industrial.
NOVA TABELA PERIÓDICA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).
Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.