Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Equação Fatal

tammSe você acha que já teve que passar por uma prova de matemática potencialmente fatal, não conhece a história de Igor Tamm:
Durante a Revolução Russa, o matemático Igor Tamm foi cercado por vigilantes anti-comunistas em uma vila perto de Odessa, onde ele estava em busca de comida. Os vigilantes suspeitaram que Tamm fosse um agitador comunista anti-ucraniano e levaram-no até seu chefe.
Quando lhe perguntaram o que fazia para ganhar a vida, ele disse ser matemático. O cético líder do bando começou a amarrar e pendurar balas e granadas no pescoço de Tamm. “Está certo”, disse o líder. “Calcule o erro quando a aproximação da série de Taylor é truncada após n termos. Faça isso e estará livre. Se errar, vai levar bala.” Tamm calculou lentamente a resposta no chão, com o dedo trêmulo. Quando acabou, o bandido deu uma olhada em sua resposta, cumprimentou-o e o liberou.
Tamm recebeu o prêmio Nobel de Física em 1958, mas jamais descobriu a identidade do inesperado líder daquela gangue.
— John Barrow “It’s all Platonic Pi in the Sky” [É tudo Pi Platônico no Céu] em The Times Educational Supplement [Suplemento Educacional do Times] de 11 de maio de 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...