Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de junho de 2010

Os selos mais loucos do mundo

Encravado no Himalaia e escondido entre a Índia e o Tibete, o minúsculo reino do Butão não tem lá uma economia muito memorável. Exceto por uma coisa: seus selos postais.

Em 1951, Burt Kerr Todd, durante sua lua-de-mel, foi um dos primeiros ocidentais a visitar a pequena nação himalaia. O casal Todd se apaixonou pelo país e resolveu ficar por lá. Todd teve a ideia de ajudar a economia do país fazendo selos. Ele vendeu a ideia para o governo, que aceitou-a.

Foram duas décadas de pioneirismo e verdadeiras loucuras filatélicas: os primeiros selos em 3-D (e não, não eram ilustrações de Avatar), selos com cheiro de rosas, selos com texturas e em baixo-relevo, selos pintados em seda, plástico e até aço inox (!?). 


selos fonográficos
Selos de Vinil do Butão: um novo sentido para a expressão "selo fonográfico"

Houve até mesmo "selos falantes", pequenos discos de borracha que poderiam ser tocados num fonógrafo (um trazia o Hino Nacional; outro continha uma brevíssima história do Butão). O país era tão isolado que lançou um selo para correio aéreo antes mesmo de ter um aeroporto. Incrivelmente, os primeiros selos com temática espacial vieram de lá.

080627_bhutan2
Não sabe mais o que fazer com um CD-ROM? Use-o para mandar uma carta!

Todd perdeu o contrato de exclusividade em 1974 e o país passou a usar selos mais convencionais. Mas a tradição de inovação filatélica persistiu: em 2008 a filha de Todd criou o primeiro selo-CD-ROM do mundo — que contém um vídeo sobre os 100 anos de história dos reis butaneses. Mas difícil mesmo deve ser mandar uma carta com um CD colado por fora…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...