Em 25 de junho de 1899 todos os grandes jornais de Denver, nos Estados Unidos — o Times, o Post, o Republican e o Rocky Montain News —, apresentaram uma matéria de capa sobre o mesmo assunto. Todos os jornais afirmavam que os chineses estavam planejando a demolição da Grande Muralha para construir uma rodovia no lugar.
Obviamente, isso não era verdade. As matérias foram fruto da imaginação de um bando de jornalistas entediados. Só que o trote foi levado a sério e a história se espalhou. Duas semanas depois de publicada em Denver, a notícia apareceu em um grande jornal do Extremo Oriente, dessa vez enriquecida com a confirmação de fontes chinesas e diversas ilustrações e comentários. Pouco depois, a história atravessou a Europa e voltou aos Estados Unidos.
A verdade é que o trote só foi explicado pelo último jornalista sobrevivente do grupo — em pleno leito de morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).
Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.