Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

O Paradoxo do Prefácio



Muitos autores começam um livro com um prefácio (ou uma introdução, um prólogo, um prelúdio ou um intróito). Em todo caso, é comum que o autor diga que em algum lugar do livro há um erro. Mas os autores que escrevem esse tipo de aviso acreditam ou não no que escrevem?

Se o autor questionar cada sentença do livro individualmente com um "Isto aqui é um erro?", ele sempre responderá "Não". Por que o autor acredita que cada sentença que ele escreve é verdadeira, não-falsa, livre de erros.

Mas se o autor acredita que cada uma de suas sentenças é verdadeira, ele não deveria crer também que todas as sentenças são verdadeiras? Uma coletânea de sentenças — isto é, um livro — dentro da qual nenhuma é errada não tem erro algum. O autor sempre acredita que seu livro é uma coleção de sentenças assim, sem erros.

Ainda assim, o autor crê também que em algum lugar do livro ele poder ter cometido um erro. Ciente de sua falibilidade, ele acredita que nem toda sentença de seu livro é verdadeira, pois em algum lugar do livro há um erro.

O que é realmente curioso sobre isso tudo é notar que o autor tem, simultaneamente, crenças incompatíveis, inconsistentes entre si. Mesmo assim, o autor age de forma perfeitamente racional ao crer que seu livro tem e não tem erros, por que isso é verdade.

E, pensando bem, esse paradoxo também se aplica a esse texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...