Pesquisar este blog

domingo, 16 de agosto de 2009

A Fé remove montanhas…

dahorablogigrejauniversrz3

…de dinheiro! E, milagrosamente, transforma centenas de  milhões de reais em mansões em Campos do Jordão, Miami, Redes de Rádio e Televisão (Rádio e TV Record, Rede Mulher Record News, Record Internacional) , carros importados e jatinhos.

Se tudo isso pertence à Igreja Universal do Reino de Deus, e não aos seus líderes, qual a necessidade de acumular tantos bens? Pra onde foi a tão falada abnegação cristã? Ah, sim, claro, todo o dinheiro vai para obras de caridade ou para a construção de templos (que milagrosamente não desabam)… Sei. Mas essas mansões são usadas para dar abrigo aos mendigos e  aos desabrigados?  Ou para dar amparo aos desempregados que não conseguem pagar o aluguel (tipo o Seu Madruga)?

Pra quem ainda não sabe como é humilde o lar de Edir Macedo, eis algumas fotos:

mansão edir macedo

desabrigado na lareira Algum sem-teto diante da lareira?

jantar mendigosCadê a ceia especial para os mendigos famintos? E os mendigos? 

crianças sem banhoCrianças de rua tomando banho? Aqui?? 

Esses carros importados servem para transportar gratuitamente doentes e inválidos até os hospitais? Transportam os bóias-fria até a roça? E os jatinhos? Trazem os miseráveis migrantes nordestinos para  São Paulo? Levam os aposentados abandonados pela família para o exterior, em busca da cura de um câncer ou de um tratamento para o Mal de Alzheimer?

As redes de rádio e TV, inclusive internacionais, servem como espaço de expressão dos pobres, dos favelados e dos oprimidos? Dão voz e espaço aos famintos africanos ou às mulheres muçulmanas?  Ou são apenas mais uma fonte de lucro para os bispos que dirigem a Rede Record e suas afiliadas?

Porque a Record não mostra o vídeo acima?

Aliás, se esse império midiático é independente como afirma ser, porque tomou as dores da IURD e, ao invés de noticiar os fatos tal qual são, ataca a concorrência de forma ruidosa e indiscriminada?

Eles afirmam, por exemplo, que a Rede Globo está por trás de todas essas acusações – que ainda seriam falsas – só por que está desesperada diante do crescimento da concorrência. Mas quem parece mais desesperado? Quem está fugindo da realidade com acusações falsas? Se todas as acusações contra a quadrilha de Edir Macedo fossem realmente inventadas, por que os principais jornais e revistas do Brasil e do exterior publicaram-na? Porque o Ministério Público acreditou nelas?

Aqueles que acreditam no “conspiracionismo global” são, no mínimo, muito ingênuos. Por que pode até ser que a Globo seja capaz de impor seu ponto de vista sobre um ou outro meio de comunicação. Mas será que isso seria possível até mesmo em meios de comunicação rivais, como o SBT? Ou até do exterior (a quem realmente não interessaria nada ver a Record ameaçada)?

A Globo pode ter muito poder, mas não é nem deus nem o diabo – coisas que, aliás, não existem no mundo real. Mas os ingênuos acreditam – e insistem em acreditar orgulhosamente – nisso tudo. E, além de abrir mão do senso crítico e do pensamento próprio, também perdem os próprios recursos, muitas vezes os parcos recursos, em nome da fé.

bispo-edir-macedo

O que é pior: manipular as crenças das pessoas e ainda cobrar por isso ou esconder fatos nebulosos sobre o passado?

Para quem (ainda) não sabe, a Globo também tem problemas – tão sérios quanto os da Record. Acusa-se a “Vênus Platinada” de ter sido financiada por um grupo norte-americano – o Time-Life – durante os seus primeiros anos, no fim da década de 60. É o chamado Caso Time-Life, que deu até CPI, em plena ditadura militar. Ora, a participação de grupos estrangeiros em empresas de comunicação braseiras era – e ainda é – expressamente proibida. Assim, a Globo teria “nascido” de forma ilegal. E mesmo sendo “bastarda” ainda teria sido amplamente beneficiada pelo governo militar (1964-1985). É fato que a Globo nada fala sobre isso. Mas também é fato que ninguém tem o direito de criar provas contra si mesmo. Isso seria estupidez, e ninguém na Globo é estúpido (com exceção dos BBB’s).

A Globo está apenas na defensiva, não na ofensiva. E, embora tenha conseguido proibir a veiculação televisiva do documentário inglês “Muito Além do Cidadão Kane”, hoje ele é facilmente disponível através da internet, até mesmo para download. E, ao contrário da Daniela Cicarelli, a Globo não mandou deletá-lo – pelo menos por enquanto, diriam alguns.

Certamente, se Globo mandasse deletá-lo, o assunto que ela esconde tão zelosamente poderia voltar à tona através de muita publicidade negativa. Por que todo mundo iria perguntar o que a Globo não quer mostrar. E, de uma forma ou de outra, o vídeo acabaria voltando pra internet, da mesma forma que aconteceu com a trepada da Cicarelli na praia.

2 comentários:

  1. Uh... legal,legal.

    Cara,nesse natal,pelo menos até agora,não recebi presente algum... mas,ótima hora quando entrei no youtube e procurei vídeos legendados do Incubus,consequente a isso,achei seu blog,que por sinal intitularei como ''o presente de natal 2009".

    Textos muito interessantes,gostando de ler suas opiniões,discordando de algumas,mas me reservando por ora,isso por falta de aprofundamento da minha defesa/justificativa.

    Enfim,muito bom,muito bom mesmoo sue blog. Só sinto falta de mais participação de pessoas nos comentários... pelo que tenho lido até agora,não vi nenhum ''comentário'' relativo,nem mesmo os meus são. Enfim,o seu blog é cultura,é interação.
    Parabéns. Temos de mostrar nossas caras,e dizer o que pensamos.

    Até.
    Abração.

    Walisson Gomes.

    ResponderExcluir
  2. bah que casa feia xD

    mas, o que me chocou mesmo foi o documentário “Muito Além do Cidadão Kane”, não tinha visto, no entanto, sempre desconfiei das notícias da rede globo
    só que não imaginava que chegasse a manipular resultados de urnas como quis fazer na candidatura de Brizola no RJ
    e como a edição do debate de Callor X Lula, o que foi um tiro no pé, bem feito tb...
    o pior é saber do apoio da Globo ao Sarney e que o próprio é dono de duas filais da rede plim plim e o pior do pior que tem gente que acha o Sarney legal ¬¬'
    ah é o Collor lá no Senado tb
    estou com vontade de vomitar, até mais
    *vou no banheiro*

    ResponderExcluir

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...