Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

PT: Perda Total

Por que o Partido dos Trabalhadores, um dos pioneiros da redemocratização e outrora o partido da ética política, foi transformado num feudo lulista que envergonha até seus próprios parlamentares?

(a) pelas desconhecidas tendências autoritárias do ex-líder sindical;

(b) pelas más companhias que ele (re)encontrou após subir a rampa do Planalto: Fernando “Parlapatão” Collor, José “Bigodão” Sarney (e família Ltda..) e Renan Calheiros, o encalhado no lamaçal;

(c) pela expulsão e/ou demissão das figuras mais fiéis aos valores da ética política que sempre guiaram o partido;

(d) todas as anteriores.

Quem respondeu a alternativa…

(d) está correto e atento à realidade política atual. Se o PT é um partido tão importante e popular, por que precisaria cortejar o apoio de um PMDB apodrecido a ponto de abrigar até o Sarney, que vivia batendo continência para os militares? O PMDB pode ser o maior partido do país em número de filiados (que se mantém por inércia política) e de cargos (puro oportunismo), mas quantidade nunca foi sinônimo de qualidade.

Há muito que o PMDB deixou de ser o “Partidão” íntegro de oposição aos milicos para se converter num refúgio das oligarquias que ficaram órfãs com a queda da “Redentora”: Quércia em São Paulo, Sarney no Maranhão... E o Lula acha isso muito bonito, muito natural. Claro, é muito natural que o maior partido do Brasil tenha virado a casaca e tenha se vendido em troca de cargos e mais cargos em todos os escalões possíveis e imagináveis. Os infindáveis parentes  e aderentes do “Bigodão” que o digam!

sujô-çarnei

O presidente-molusco está fazendo de tudo para peemebedizar o PT. E, com o apoio daquelas más companhias, daquelas velhas raposas nordestinas, que perdem a dignidade mas não largam o osso, ele está conseguindo. Já no começo de seu governo a chamada “ala radical”, capitaneada por Heloísa Helena foi sumariamente expurgada à la Trotsky e teve que se exilar num partido próprio, o PSOL.

Não demorou muito e Marina Silva, uma das poucas pessoas respeitáveis dentro do atual governo, também foi expulsa do Ministério do Meio-Ambiente. Ela não concorda com esse crescimento econômico movido por um impiedoso desmatamento que avança sobre a Amazônia financiado pelas motosserras dos grandes produtores de gado e soja. Até gente do MST começa a chamar Lula de traidor. Aí, para mostrar serviço, a Dilma teve a brilhante ideia do PAC (por que o Lula não sabe pensar), mas ninguém se lembrou dos impactos ambientais da aceleração de tantas obras pelo país (parece que a Dilma também não sabe pensar tão bem).

piruk

Dilminha ficou irritada com os atrasos na liberação ambiental de suas obras, e, temendo ser prejudicada numa corrida presidencial que ainda nem começou, pediu pra Marina sair. Como a acreana é fiel aos seus princípios e não ao cargo – ao contrário de todos os outros petistas – ela se demitiu e voltou ao Senado. Finalmente, ela acaba de sair corajosamente do PT e agora tem boas chances de ser a primeira presidenciável – pelo PV de Gabeira.

O que era pra ser uma eleição meramente plebiscitária, polarizada, numa democracia bem ao gosto dos militares do passado, acabou se tornando uma eleição viva e florescente. Graças aos “aloprados” do governo.  Até mesmo o Ciro Gomes, que levou a sogra pra passear na Europa, ressuscitou e está empatado com Dilma.

Aliás, é muito estranho que mesmo quando tinha uma Marina Silva no seu partido e no seu governo, Lula tenha escolhido uma figura tão controversa e sem-graça quanto a Dilma para tentar sucedê-lo. Ela tem curso superior – aparentemente falsificado, sabe-se agora –, coisa que ele sempre teve orgulho de não ter. Ela foi uma guerrilheira, uma terrorista para os mais idosos. Uma candidata desse nível – que ainda por cima não tem carisma e pode ter uma saúde frágil – é simplesmente incapaz de agradar a flamenguistas e corintianos.

sarney-chefao

O fato é que Dilma era uma poderosa Ministra de Minas e Energia, um setor que – tal como o Maranhão e o inventado estado do Amapá – está há muito tempo  sob influência de Sarney e família. Isso sim explica tudo. Quem escolheu Dilma, tanto como ministra quanto como candidata foi o clã do Bigodão. E dane-se o PT, que elegeu Lula,  e deveria ser o principal partido do governo.

corrupcao

Agora não é mais “Partido dos Trabalhadores”. É Partido dos Traidores. O PT deu Perda Total mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...