Pesquisar este blog

domingo, 4 de dezembro de 2011

Patentes Patéticas (nº. 36)

Você vive perdendo tempo? Ou melhor, vive perdendo seu relógio de pulso? Gostaria de torná-lo multifuncional? Não seria melhor ainda torná-lo parte do seu corpo? Andrew J. Singer e Sean White, da Califórnia, acham que a resposta para a última pergunta é “sim”. Em 1995, eles inventaram um “Implante Subcutâneo Visível e Programável” que foi descrito assim:
Um implante subcutâneo para exibir várias informações reprogramáveis ou padrões decorativos [implantado] sob a superfície da pele de uma pessoa ou animal. Um umplante subcutâneo biologicamente inerte é construído de um material flexível de modo a se conformar a superfície da pele. O implante subcutâneo inclui uma bateria para suprir energia para o implante [e] também inclui um receptor para receber informação de programação do usuário e um mostrador para mostrar a informação programada através da pele.



À parte a linguagem repleta de pleonasmos como “receptor para receber”, a patente nº. 5.638.832 afirma que a inspiração para o invento veio não da perda constante de relógios de pulso (digitais ou não), mas daquelas etiquetas eletrônicas usadas para rastrear o gado! No entanto, segundo Mr. Singer e Mr. White, 
a arte já estabelecida falha em apresentar um dispositivo implantável que apresente várias informações, como dados de identificação, dados médicos, padrões decorativos, etc. Além disso, a arte já estabelecida falha em apresentar um dispositivo implantável que possa ser reprogramável [...].

Como já deve ser evidente a essa altura, a invenção — patenteada em 17 de junho de 1997 —  teria fins de identificação e utilidade médica, além de poder mostrar as horas ou formar “padrões decorativos” que os inventores consideram uma “tatuagem eletrônica”. Sim, de acordo com a Fig. 4, há uma versão transdérmica. Mas ela nos parece bastante inviável (se não o fosse certamente teria sido mais uma das febres dos anos 90 das quais já temos saudade).


O leitor mais sagaz já deve ter percebido o mesmo problema em ambas as ilustrações: se o “Implante Subcutâneo” for implantado de modo incorreto, impossibilitando a leitura das informações, será necessária uma segunda cirurgia para colocá-lo na posição correta. Fosse um relógio de pulso, bastaria desafivelá-lo e colocá-lo novamente, sem necessidade de intervenção médica.

Além disso, a proposta do invento já está totalmente superada (para não dizer datada). Aplicativos em smartphones podem ser usados com maior facilidade e conforto para o registro e comunicação de informações sobre a condição de saúde do usuário [essa não parece mais uma frase de patente? acho que ando lendo patentes demais...]. E, embora seja mais fácil perdê-la, uma carteira de identidade é uma solução bastante simples para fins de identificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...