Pesquisar este blog

sábado, 26 de novembro de 2011

“Alimentos no Ano 2000”

Em 1894, o Professor (e Químico-Orgânico) francês Marcelin Berthelot publicou um artigo com o título acima na McClure’s Magazine. Seriamente entusiasmado, ele previa um mundo no qual a Química substituiria integralmente a Agricultura como fonte de sustento alimentar dos seres humanos:
Campos de trigo e de milho estão para desaparecer da face da terra porque farinha e carne não serão mais criadas, mas fabricadas. Rebanhos de gado, de ovelhas e de suínos deixarão de ser criados poque o bife, a carne de carneiro e a de porco serão manufaturadas diretamente de seus elementos. Não há dúvidas de que frutas e flores continuarão a ser cultivadas, mas apenas como pequenas luxúrias decorativas e não mais como fontes necessárias de alimento e ornamentação. Não haverá, nos grandes trens aéreos do futuro, vagões de grãos ou gado, pois os elementos fundamentais dos alimentos existirão por toda parte, sem precisar de transporte. O carvão não será mais extraído do solo — com exceção, talvez de transformá-lo em pão ou carne. Os motores das grandes indústrias alimentícias serão movidos não por combustão artificial, mas pelo calor subjacente ao globo.

Em resumo, o que o Prof. Berthelot (1827-1907) previa era que hoje estaríamos nos alimentando de pílulas concentradas com proteínas, gorduras e carboidratos sintetizados em fábricas movidas a energia geotérmica!


Pode parecer mera loucura (ou um clichê futurista bastante desgastado), mas havia um verdadeiro zeitgeist em torno de comidas em pílulas no fim do século XIX e nas primeiras décadas do século XX. O jornal Homestead (de Des Moines, Iowa), por exemplo, anunciava em sua edição de 29 de março de 1895 que “até um homem tão puramente prático como Edison tem se dedicado a profecias sobre um tempo no porvir no qual a agricultura inexistirá; quando o beefsteak do futuro será produto da química em lugar do produtor de gado.”

Além do medo provocado pelo mathusianismo (a expectativa de que logo a população humana se tornaria maior do que a agricultura poderia suportar), a crença num futuro de comida sintética pode ter vindo de fontes feministas. Em 1893, a feminista vegetariana e ativista política Mary Elisabeth Lease (1853-1933) já defendia que alimentos originados de laboratórios seriam benéficos tanto às mulheres quanto aos animais. De modo um tanto romântico, porém, ela previa que, por volta de 1993, os abatedouros e frigoríficos  seriam convertidos em “conservatórios e campos floridos”.

Em um livro bem mais recente, publicado em 2006, Warren Belasco analisa os medos e esperanças da virada de século passada. Eis um excerto de Meals to Come: A History of Future Food [Refeições do Porvir: Uma História do Futuro da Comida]:

Similarmente, em 1893 o primeiro Secretário [Ministro] de Agricultura dos EUA, Jeremiah Rusk, previa que avanços na agricultura tradicional poderiam aumentar seis vezes a produção — talvez o bastante para alimentar até um bilhão de americanos por volta de 1990.
A afirmativa de Rusk era parte de uma série de colunas de jornal publicadas nacionalmente com o intuito de transmitir o imenso espírito cornucópico da Exposição Mundial de Chicago de 1893. A maioria dos 74 especialistas consultados pela série assumiam confidentemente que tecnologias mais modernas  variando entre a mais convencional seleção de sementes e a favorita da ficção-científica, a refeição-numa-pílula — poderiam facilmente alimentar os 150 milhões de americanos esperados para 1993 (número real: 256 milhões).

Ironicamente, porém, o século XX veria uma pílula que libertaria as mulheres e revolucionaria o modo de vida de toda a sociedade. Mas, como todo mundo sabe, essa pílula não tem fins alimentícios...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...