Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Publicidade do Futuro (1906)

A publicidade irá, no futuro, adquirir gradativamente um tom cada vez mais inteligente. Procurar-se-á influenciar a demanda com argumentos em vez de alegações, uma tendência que já aparece a cada ano. Truques baratos para chamar a atenção e os aplausos serão totalmente substituídos, como já estão sendo grandemente substituídos, por uma exposição séria. E os anúncios, em vez de serem mera repetição de bordões pouco originais se tornarão mais interessantes e informativos, de tal forma que eles serão bem-vindos e não rejeitados. Será tão suicida para um fabricante publicar alegações idiotas ou notavelmente falaciosas quanto é para o lojista dos dias de hoje procurar clientela contando mentiras para seus clientes.
— T. Baron Russell, A hundred years hence: the expectations of an optimist [Daqui a Cem Anos: as expectativas de um otimista], 1906

É difícil dizer se esta previsão há muito esquecida — talvez por tratar de algo tão corriqueiro quanto anúncios publicitários — está correta ou não. Por um lado, de uns tempos para cá, os anúncios, especialmente os vídeos publicitários, tem sido cada vez mais "interessantes e informativos". Tanto que alguns podem até ser considerados mini-programas. Entretanto, o uso de bordões repetitivos ainda não foi substituído pela força de uma argumentação honesta e os truques e efeitos especiais ainda existem, embora já não sejam assim tão baratos.

3 comentários:

  1. Basta ver a diferença do publico alvo...

    Uma propaganda da Casas Bahia não daria certo para a FNAC por exemplo...

    Uma propaganda destinada ao leitor da SuperInteressante é infinitamente mais pensada do que uma propaganda feita em 3 minutos pra quem le a Caras.

    ResponderExcluir
  2. super interessante é um lixo. já li várias merdas que escrevem lá. é uma revista que se acha.

    ResponderExcluir
  3. Primeiro você tem que ler muito ela, se parece que ela se acha é porque realmente as matérias dela são para que não gosta de fofocas ridículas sobre "astros" que não são astros. Cada um tem sua opinião e é por isso que existe a ti-ti-ti revista para você /\ ler. Abraço

    ResponderExcluir

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...