Pesquisar este blog

domingo, 15 de novembro de 2009

1907: O Crime não existirá em 2007

Como se sabe, uma das melhores coisas de viver no futuro é não ter que se preocupar com nenhum tipo de crime.

Na edição de 17 de março de 1907, o Washington Post republicou um artigo do Chicago Tribune entitulado "How Our Progeny Will Live One Hundred Years From Now" [Como nossa progênie viverá daqui a cem anos]. Um trecho, onde se imagina um mundo onde o crime é extremamente raro, é apresentado a seguir.

O CRIME NÃO MAIS EXISTIRÁ

A repressão do crime se dará largamente através de medidas preventivas. Com avanços nos métodos de investigação, as chances de fuga em qualquer caso serão imensamente diminuídas. Os inocentes serão raramente acusados e a punição dos culpados será em um reformatório de caráter. Naquele tempo, os estudos da ciência mental terão grandes avanços e uma grande fonte do crime será eliminada porque homens e mulheres com problemas mentais que levam ao crime serão absolutamente prevenidos da propagação de sua raça.

Esse negócio de prevenção de fugas me lembrou do filme Minority Report, que se passa em 2054 (!). Já a proibição de casamentos de desequilibrados mentais cheira a eugenia, coisa típica da primeira metade do século passado.

Um comentário:

  1. Muito interessante a visão dele com relação ao nosso hoje. E vendo assim percebe-se como evoluimos em alguns aspectos, mas nos perdemos com relação ao avanço para o bem social.

    ResponderExcluir

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...