Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de março de 2008

O Erro de Hitler

Muito se fala sobre os erros militares de Adolf Hitler. O mais comentado talvez seja a invasão da União Soviética em pleno inverno. De fato, a batalha que mudou o curso da Segunda Guerra Mundial - a primeira grande derrota de Hitler - ocorreu em solo soviético: a Batalha de Stalingrado (1942). Entretanto, pouca gente presta atenção a um erro puramente estratégico que Hitler cometeu antes mesmo de invadir a Polônia: a perseguição aos judeus.

Hitler começou a formular suas idéias de perseguição aos judeus durante o período em que esteve preso após o frustrado Putsch de Munique (1923) . Suas idéias resultaram num livro, Mein Kampf (Minha Luta). Considerado a Bíblia do nazismo, o livro é explicitamente anti-semita.

Após chegar ao poder, em 1933, Hitler liderou a Alemanha numa marcha progressiva contra os judeus. Primeiro foram boicotes aos negócio judaicos. Em seguida, suspensão dos direitos civis dos judeus. Logo, havia uma perseguição metódica e generalizada, que ocupava muitos militares alemães.

Como se sabe, o líder nazista também tinha planos expansionistas e também era anti-comunista. Na Conferência de Munique, em 1938, Hitler conseguiu anexar a Checoslováquia sob as bênçãos da Inglaterra de Neville Chamberlain e a França de Édouard Daladier . França e Inglaterra eram países democráticos. Por que, então, colaboraram com o Estado Nazista? Por que também são países capitalistas.

A chamada política de apaziguamento foi promovida pela Inglaterra e pela França na esperança de que a guerra que se avizinhava fosse uma guerra contra a União Soviética. Evidentemente, as coisas não foram bem assim, e o que tivemos foi uma nova guerra mundial.

Mas, e se Hitler não tivesse liderado o Holocausto? Pensem no que seria da Alemanha nazista sem a perseguição aos judeus. E se Hitler tivesse devotasse todo o seu ódio aos comunistas? Ele não teria perdido tempo nem dinheiro com uma perseguição puramente religiosa. Também não teria ocupado seus melhores estrategistas militares com a procura da Solução Final. Ele poderia ter tido o apoio das potências capitalistas numa guerra contra a União Soviética. Imaginem a França e a Inglaterra apoiando o rearmamento da Alemanha em troca de um pacto de não-agressão. Hitler não lutaria sozinho contra os soviéticos e talvez ainda ganhasse os territórios que desejava.

Além disso, sem a perseguição aos judeus, a Alemanha nazista poderia contar com uma elite intelectual judia que incluía, entre outros Albert Einstein. É provável que, se fosse assim, a bomba atômica tivesse sido desenvolvida pelos alemães e lançada sobre Moscou. A guerra talvez não fosse tão longa nesse cenário.

E haveria outras consequências. Se a URSS fosse completamente derrotada, não haveria Guerra Fria. E sem uma perseguição brutal, os judeus não conseguiriam apoio internacional para a criação de seu próprio estado em território palestino. Isso seria completamente desnecessário. Ou seja: sem o longo conflito árabe-israelense não haveria terrorismo islâmico.

Assim, se uma perseguição religiosa não tivesse ocorrido, o mundo seria, muito provavelmente um lugar muito mais seguro. E Hitler seria visto da mesma forma que vemos hoje Churchill e Roosevelt.

Um comentário:

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...