Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Cuba Libre?


"Comunico que não aspirarei nem aceitarei; repito, não aspirarei e nem aceitarei, os cargos de presidente do Conselho de Estado e comandante-em-chefe". Com essas palavras, num artigo publicado hoje no Granma, o jornal oficial cubano, Fidel Castro (81 anos) renunciou à presidência de Cuba, depois de liderar o país durante 49 anos. Fidel foi, enfim, um perfeito caudilho. Tal como Bolívar e San Martín, Castro apareceu como libertador, mas uma vez no poder, tornou-se um ditador com sua própria doutrina, o castrismo.

É difícil definir, no momento, o legado de Fidel. Apesar da ditadura socialista que impôs ao povo cubano, houve grandes avanços sociais no país. Educação, saúde e esporte fizeram de Cuba uma referência, um exemplo a ser seguido pela América Latina. Por outro lado, o Estado autoritário e autocrático sediado em Havana é algo totalmente retrógrado. A economia da Ilha não teve grandes avanços, nem mesmo na época da Guerra Fria. Cuba nunca deixou de ser uma ex-colônia agro-exportadora. Com o embargo americano, a economia, que sempre teve forte dependência do turismo, parou nos anos 50. Boa saúde e boa educação formam bons cidadãos, mas se não há liberdade de pensamento e nem uma economia dinâmica, os avanços sociais por si só são insuficientes para a população. Este é o motivo pelo qual tantos cubanos têm se arriscado no mar do Caribe, durante esse meio século de revolução.

Quanto ao futuro de Cuba, porém, não deve haver mudanças a curto prazo. Há quase dois anos que Fidel adoeceu e deixou seu irmão, Raúl Castro, 76 anos, no poder. Agora, a tendência é que Raúl seja oficialmente eleito, embora hajam outros nomes possíveis, inclusive de uma geração mais jovem. Dentre os possíveis nomes estão: o comandante Juan Almeida, 81 anos; José Ramón Machado Ventura, um influente membro do Partido Comunista, 76 anos; o ministro do Interior, general Abelardo Colomé, 67 anos; Ramiro Valdés, 75, ministro das Comunicações. A "nova guarda" é representada apenas pelo vice-presidente Carlos Lage, 55 anos e pelo chanceler Felipe Pérez Roque, 41 anos.

Independente da geração que assumir, as reformas serão inevitáveis. Talvez sejam lentas e graduais, mas uma vitória democrata (Hillary ou Obama) nas eleições americanas em novembro pode levar a um relaxamento do embargo americano, o que aceleraria o clima de renovação. Se Fidel morrer em breve, o processo de democratização e abertura de Cuba pode ser ainda mais intenso.

Um comentário:

  1. pow cara !
    bolg tah massa!!
    sempre que der dou uma passada por aqui !!

    Abraçao !

    ResponderExcluir

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...