Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Elizabeth II, a arbórea

O Treetops em 2006: o hotel original foi incendiado durante a Revolta Mau-Mau em 1954

Quando há uma sucessão real, costuma-se dizer que o novo rei ou rainha “sobe ao trono”. Mas no caso da Rainha Elizabeth II, seria melhor dizer que ela “desceu ao trono”. Quando o rei George VI (o Ga-ga-ga-ga-go) faleceu em 6 de fevereiro de 1952, a princesa-herdeira estava passando umas férias no Treetops Hotel, no Quênia, então colônia britânica. Basicamente, o Treetops era uma enorme casa-da-árvore construída em uma figueira no Parque Nacional de Aberdere. Ela estava lá quando recebeu a notícia de sua ascenção ao trono, tornando-se imediatamente a soberana britânica. 

Enquanto Elizabeth voltava in a hurry para o Reino Unido, o caçador Jim Corbett escreveu a seguinte observação no livro de visitas do arbóreo (e momentaneamente real) hotel: “Pela primeira vez na história do mundo, uma jovem moça subiu em uma árvore um dia como Princesa e após passar pelo que descreveu como a experiência mais excitante de sua vida, ela desceu da árvore no dia seguinte como Rainha — God bless her.” Talvez não fosse preciso ter tanta pressa, já que a coroação só foi realizada mais de um ano depois, em 2 de junho de 1953.

Considerando-se que Elizabeth II já havia se casado em 1947 com um príncipe sem-graça (e primo em segundo grau), Phillip Schleswig-Holstein Soenderburg-Glucksburg da Grécia e Dinamarca, e que já dera à luz como herdeiro Charles — um príncipe que viria a ser ainda mais bundão e sem-graça — e que seu Império “de sol a sol” se evaporou, a visita à casa da árvore em plena África deve ser a experiência mais excitante na vida de Sua Octogenária Majestade até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...