Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Hino Multiuso


Os americanos pensam que a tradicional canção My Country, 'Tis of Thee, a.k.a. America, é um hino patriótico (embora não seja o oficial). Ironicamente, diversos países pensam da mesma forma. A mesma melodia serve como hino nacional (e oficial) da Dinamarca, Suécia, Suíça, Noruega, Liechtenstein — e até para a Rússia! Todos esses países "roubaram" a melodia que os britânicos conhecem como God save the Queen. Para piorar, diversas ex-colônias britânicas mantém a melodia como hino real: Belize, Bahamas, Barbados, Canadá (onde também tem versos em francês), Nova Zelândia, Jamaica...


Isso tem levado a situações constrangedoras durante eventos internacionais. Quando a Inglaterra jogou contra o Liechtenstein na Eurocopa de 2004, a mesma música teve que ser tocada duas vezes antes do jogo. Curiosamente, nas classificatórias da Euro 96, o hino foi tocado apenas uma vez no jogo entre a seleção inglesa e a da Irlanda do Norte. 

A própria origem do hino é uma bagunça. Para alguns autores, as primeiras notas teriam sido compostas em 1619 por um certo Dr. John Bull. Outros atribuem a melodia a um trecho da obra de Händel, alemão naturalizado britânico. A primeira versão completa, inclusive com os versos teria aparecido em 1744, na obra Thesaurus Musicus. Mas mesmo esse livro tem autoria disputada. 

Sem dúvida, a teoria mais bizarra é  a da origem francesa. Segundo o Marquês de Créquy, Grand Dieu sauve Le Roi foi composta por Marc-Antoine Charpentier para celebrar... a cura de uma fístula a anal de Luís XIV, o Rei-Estadão. Após uma vitória sobre os franceses em 1745, os britânicos teriam adotado o hino sem saber de sua origem...

Mas a situação pode mudar: desde 2007 tramita no Parlamento Britânico uma proposta para pôr ordem na casa e determinar qual hino deve ser usado em qual ocasião — a Inglaterra ainda tem outros três hinos (Jerusalem, Rule Britannia! e Land of Hope and Glory). God save the Queen está em clara desvantagem entre os candidatos à oficialização. Além de ter se tornado pouco britânico e ter as letras modificadas de acordo com o gênero do monarca, o Parlamento reconhece que o hino "não deveria envolver Deus."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...