Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de maio de 2010

O Carro-mala

Depois de ver a diferença entre o estacionamento do shopping e o estacionamento no shopping, você deve achar que já viu de tudo em termos de soluções para esse problema do trânsito.

Uma solução mais séria seria apostar em carros compactos. Mas o que te vem à cabeça quando você pensa em carro compacto? VW Fox? Ford Ka? Mini? Smart? Romi-Isetta? Você ainda não viu nada, por que você não conhece o Peel P50.


Fabricado entre 1963 e 1964 na pequena Ilha de Man (Inglaterra) o Peel P50 é considerado pelo Guiness Book como o menor carro do mundo produzido em série. O P50 era um triciclo com carroceria de fibra de vidro — e sem chassi! — movido um pequeno, barulhento e fumacento motor DKW de 49 cm³, acoplado a um câmbio de três marchas (sem ré). Dimensões? 1,37m de comprimento por 1,11m de largura.

O material publicitário anunciava a incrível marca de 100 milhas por galão (42,5 km/litro). O carro poderia correr uma maratona com apenas um litro! Bem, na verdade correr não seria a expressão mais adequada: a velocidade máxima beirava as 40 milhas por hora (pouco mais de 64 km/h).

Na época do lançamento, o preço era proporcional ao carro: apenas 400 libras (cerca de R$ 550,00 pela cotação atual). Mas o preço da gasolina também era barato e a produção foi minúscula: 47 unidades do modelo monoposto. Do total produzido, poucos encontram-se hoje em condições de rodar. O resultado é que hoje um P50 original não sai por menos de £35 000 (quase R$ 100 000).

Nada disso, porém, dá uma boa ideia do P50 pra quem nunca viu um. Em 2007, o carrinho foi apresentado no Top Gear, programa especializado em automóveis da BBC. Com 1,98m de altura, o apresentador Jeremy Clarkson teve que fazer contorcionismo para entrar na mala motorizada. Cheia de cenas hilárias, a matéria mostra Clarkson dando voltas pelo centro de Londres para depois passar um dia inteiro com o carro (literalmente).


Quem quiser ter uma mala motorizada pode comprar  uma carroceria da Modern Microcars por £1.650 (uns 4 500 paus) e se virar com um motor de mobilte que dá na mesmo. Mas se já é difícil dirigir o carro-mala no trânsito londrino, imagine em São Paulo.

descobri no meio de umas coisas retrô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...