Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Quando lhes convém

O vídeo abaixo, muito interessante por si só, mostra uma daquelas belas passagens bíblicas que nunca serão lidas – ou lembradas – na igreja. Felizmente, é claro, por que se o que se mostra aqui fosse ensinado, o mundo seria ainda pior.

Depois dessa demonstração do mais puro amor divino, eis que surgem os seguintes comentários, feitos por um usuário identificado como “jesusehtudo”, procurando dar uma interpretação alternativa – e menos violenta, claro - do trecho bíblico em questão.

Ridiculo o video, nao cotumo dar perolas aos porcos, mas vou dar uma explicação que nao tem nada a ver com essa interepretacao do peidei [usuário que postou o vídeo]

O profeta andando simboliza o homem de deus na busca pela santidade, os garotos ou crianças são exatamente os demonios que nos infligem, veja que são 42, 4+2 = 6. 6+6+6 = Numero da besta, satan.
Os garotos são a tentação do demonio que foi vencida pela palavra do profeta santo de deus.
É simples, porem só atraves do ES poderemos entender essas dimensões espirituais.
Chamar o profeta de calvo significa dizer que o homem de deus esta improdutivo e que vive no pecado, pois sua cabeça...

... esta descoberta, oque na epoca era motivo de vergonha, deus fez sua justiça prevalecer usando os animas, os ursos que simbolizam a força do espirito santo matando o mal, destruindo os futuros filhos de satanas que iriam com certeza provocar mais mal ainda.
A explicação é simples, basta estar aberto ao Espirito do Senhor. e quanto a oração achei ridicula, ta na cara que não é assim que se ora.

O profeta não fez mais do que manter sua dignidade perante Deus. A punição vem para os que nã temem o senhor e nem seus profetas santos.
Deus sabe o que faz. Ele é soberando. Glórias a Ti o Pai. Em Nome de Jesus. Amem.

Realmente, é uma pérola de cegueira religiosa. Notem como ele faz de tudo para eximir a responsabilidade de deus e colocar tudo em termos figurativos ou alegóricos. A própria alegoria apresentada como explicação dessa passagem bíblica revela uma visão de mundo bastante estreita: (1) o profeta – homem supostamente santo - simboliza apenas o homem adulto, que é atormentado pelas crianças demoníacas. Para ele, o homem deve nascer mal e depois de adulto é santificado pela religião. Grória, grória, areruiá! (2) a suposta maldição do número da besta, o 666, é relacionada a um número totalmente distinto – o 42. Só porque os garotos eram exatamente 42 eles seriam demoníacos. Se fossem 43 ou 41 não haveria como fazer essa correlação. Além disso, por serem ligados a satã (“futuros filhos de satanas”), a ofensa que eles proferem é também motivada pelo demônio. Isso não tem qualquer sentido lógico. (3) os ursos são interpretados como sendo o Espírito Santo, que por sua vez é uma das “formas alotrópicas” do deus bíblico (ao lado do Pai e do Filho, Jesus Cristo). Portanto o autor do comentário admite - ainda que implicitamente - que deus matou as crianças, mas faz uso de toda essa alegoria para justificar essas mortes dentro do velho e surrado maniqueísmo, a eterna – e enfadonha – luta do bem contra o mal. Como sempre, o bem sempre vence e foi o mal quem provocou o bem.

Moral da História:

Quando lhe convém, um cristão é capaz de ver a bíblia apenas como um livro alegórico. Mas apenas quando se trata de verdadeiras barbáries cometidas por deus – ou em nome dele. Quando se trata de multiplicação de peixes, curas milagrosas, ressureições e profecias apocalípticas, tudo é aceito tal como está escrito. Não há espaço para alegorias quando deus se revela bondoso e atencioso. Ou quando faz ameças àqueles que se opõem a ele, como no caso das profecias apocalípticas.

6 comentários:

  1. Muito bem dito! Vou mostrar essa passagem a um amigo evangélico... :)

    ResponderExcluir
  2. Tudo é elevado pela fé que se tem, se vc for macumbeiro vai achar q o mal q se toma é para seu bem o sangue do animal q vc bebe em suas "festas" é para ter coisas boas ou sei lá oq. Não adianta mostrar ao amigo ou qrer provar do contrario para um católico que Maria não morreu virgem dentro do contesto da bíblia.
    São coisas interligadas a fé de cada um, coisas inexistentes ou não que movem o mundo tanto para o bem qnto para o mal.
    Que Deus existe isso não podemos negar, milagres acontecem sem sabermos como pode? Coisas que nem em um milhão de anos cientistas poderiam explicar. Mais como todos sabem cada um tem o sua livre vontade própria, cabe cada um saber oq se faz e ao que se pagará no final dessa vida.
    Julgar as pessoas e suas religiões são coisas muito fáceis, difícil mesmo é aceitar a pessoa e seu pacote completo sem questionar o seu direito de ir e vir, querer ou não querer, crer ou não crer.

    ResponderExcluir
  3. @ anonimo
    Em primeiro lugar, por que usar do anonimato para expressar suas opiniões? Elas te envergonham?

    Em segundo lugar, eu não impeço ninguém de ir ou vir, ou de querer ou de crer no que quer seja. O que se faz aqui, com alguma regularidade, é questionar as crenças e os dogmas que, embora possam ser tolerados não são, em absoluto, sagrados no sentido de que não podem ser discutidos.

    Eu não acho que não adianta mostrar aos que creem quão absurdas e violentas podem ser essas crenças - sejam elas de qualquer religião. Se eu concordasse com isso, jamais teria começado a escrever esse blog.

    As pessoas que querem continuar de olhos e mentes fechados mesmo diante de evidências gritantes de atraso, violência, preconceito que a fé delas tem não são apenas intelectualmente despreparadas e preguiçosas. São, na verdade, potencialmente perigosas pois se agarram cegamente aos seus dogmas como desculpas para seus crimes: a violência infantil, a discriminação contra mulheres e homossexuais ou o lançamento de aviões civis contra alvos civis.

    Eu não desejo nada de mal aos que creem sejam eles espíritas, cristãos, umbandistas, muçulmanos ou budistas. Não desejo que eles, como eu, não creiam em deus ou em entidades sobrenaturais. Diferentemente deles, não faço proselitismo.

    Eu só espero que eles abram os olhos, vejam que o mundo mudou - e continua mudando - e deixem de lado seus textos "sagrados" e seus líderes "santos" e "infalíveis" para pensarem por si, para cooperar e para agir de forma mais pacífica e mais humana.

    ResponderExcluir
  4. Bem peço que vc leia novamente meu post, nunca disse que vc impede alguem ou qualquer pessoa de ir e vir ou de qualquer coisa que seja, apenas disse e compartilhei da minha opnião, afinal é para isso que serve o seu blog correto.
    Em segundo, não coloquei anonimo pq me envergonho de minha opnião mais sim pq acho meu nome extremamente feio. XD
    Em terceiro agora estou pensando o do pq vc respondeu a minha resposta se era apenas um texto em que as pessoas podesem ler, refletir e expressar as suas opniões, seja ela qual for.
    Infelizmente querendo ou não sabemos que a pessoas que continuam e continuarao de mentes e olhos fechados para qualquer que seja o assunto, mas para isso existem as opniões para que a pessoa reflita em cada uma que seja.
    Por tanto deixo aqui o meu nome: Marilia Ferreira Evaristo, deixo logo esse nome feio todo, e deixo mais uma vez a minha expressa opnião.

    ResponderExcluir
  5. Olá Marília!
    Em primeiro lugar, gostaria de agradecer o seu segundo comentário, e o fato de ter considerado meu blog "correto", o que para mim foi um elogio. Gracias!

    Seu comentário mais recente foi mais esclarecedor para mim. Também quero deixar aqui que o respondi primeiro apenas por que não o entendi bem. Desculpe a nossa falha. xD

    De qualquer modo, acho que é isso que torna os blogs interessantes, esses debates que surgem nos comments e permitem ainda um diálogo franco e aberto entre leitores e autores.

    Espero que continue aproveitando e comentando, participando do blog. Há muita coisa interessante que já publiquei e que estou preparando. Fique ligada.

    Por fim, Marilia, não se envergonhe de seu nome. Ele o acho bonito. Não precisava dizer o nome todo, mas mesmo assim ele é bonito. Lembre-se que todo nome tem uma história; procure aprender o do seu. Tenho certeza que vc é uma menina muito esperta e que gosta de aprender. Se for isso você está no caminho certo! Seja sempre bem-vinda!

    ResponderExcluir
  6. Meus parabéns acabou de ganhar uma fã! rs... ;D
    Muito obrigada pelo segundo poste, sendo assim tão sincero, menos com relação ao meu nome, vc acabou de me cativar por inteira.
    Acho seu blog realmente muito interessante e muito inteligente por sinal.
    Um beijo e estarei aqui sempre, para participar de suas informações!

    ResponderExcluir

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...