1 tahler de 1814 |
Se você for um rei que acaba de conquistar um novo território, pense duas vezes antes de lançar uma nova moeda comemorativa. O povo recém-conquistado pode até aceitar seu dinheiro, mas isso não significa que sua imagem vá melhorar:
Durante a Paz Geral de 1814, quando a Prússia absorveu uma parte da Saxônia, o rei [da Prússia, Frederico Guilherme III] cunhou uma nova moeda de nome EIN REICHSTAHLER [Um Tahler-do-Reino]. Os saxões, dividindo a segunda palavra obtiveram EIN REICH STAHLER, que significa “Ele roubou um reino!” — William T. Dobson, Poetical Ingenuities and Eccentricities [Engenhosidades e Excentricidades Poéticas], 1882
Em tempo: pouca gente sabe, mas o Dólar norte-americano foi inspirado no Tahler alemão, mais precisamente no prussiano, que era de prata. Quando a Alemanha foi unificada pela primeira vez, ficou convencionado que 1 Tahler valeria 3 Marcos. O último Tahler foi cunhado em 1872, mas foi válido até 1908. Mesmo assim, o termo Tahler continuou sendo usado como sinônimo de “três Marcos” por mais duas décadas — mais ou menos como o nosso antigo mil-réis (ou mil pratas).
haha Muito interessante!
ResponderExcluirps.: muito bom esse blog.
ResponderExcluir