Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Puxa-sacos Absolutos

lulu 14 Uma das características mais marcantes das monarquias absolutas clássicas é um puxa-saquismo real que beira o ridículo:

Quando Luís XIV perguntava as horas, sempre lhe respondiam: "A hora que desejares, Sua Majestade."

Quando Lulu o Rei-Sol confortou o duque de Saint-Aignan após o nobre perder um filho, Roger de Rabutin escreveu: "É apenas perto dele que um pai pode encontrar algum prazer em perder seus filhos."

Durante uma aula de Química, Louis Jacques Thénard disse a Charles X: "Estes gases terão a honra de combinar-se diante de Sua Majestade."

Os súbditos de James I expressaram o desejo de que ele reinasse sobre eles tanto quanto durassem o sol, a lua e as estrelas. "Eu suponho, então," murmurou o rei, "que eles querem que meu sucessor reine à luz de velas."

Felizmente, os reis absolutos não existem mais. Pena que não se pode dizer o mesmo do puxa-saquismo besta — que é agora oferecido indiscriminadamente a todos, de chefes de repartição e líderes tecno-religiosos a bandinhas coloridas e vampiros misóginos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...