Pesquisar este blog

domingo, 18 de julho de 2010

O peso do poder

Charles de Gaulle costumava dizer que "política é uma coisa séria demais para ser deixada para os políticos."

Uma solução prática para o enriquecimento político foi encontrada pelos ingleses da cidade de High Wycombe, em Buckinghamshire. Lá o prefeito é pesado no começo e no fim do mandato (os secretários do prefeito são pesados anualmente). Se o peso não muda, o pregoeiro municipal (town crier) diz: "E nada mais!". Se o peso aumentou, ele declara: "E um pouco mais!".  Qualquer ganho de peso é considerado como um ganho às custas do contribuinte e o político glutão é moralmente punido com vaias e alguns tomates podres. 

Certamente, é um processo muito mais efetivo e independente do que uma demorada CPI que não resulta em nada por que todos os políticos se protegem. Politicamente, o resultado das vaias e dos tomates podres é muito mais devastador do que um processo de cassação, mesmo que bem-sucedido. Não há necessidade de envolver terceiros e o resultado é fruto de pura observação objetiva.

Ninguém sabe quando ou como a tradição começou; há quem diga que o costume de julgar o prefeito pelo peso começou na época de Eduardo I [regnabat 1272-1307] e era muito comum na Inglaterra. Mas o documento mais antigo a citar o ritual político data de 1678. Hoje apenas Wycombe mantém a tradição. O que é uma pena, já que essa tradição é muito mais avançada do que muitos sistemas políticos modernos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...