Pesquisar este blog

domingo, 6 de dezembro de 2009

Sagan e o Google

Neste trecho da clássica série Cosmos, Carl Sagan nos dá uma idéia da relação entre o infinito e números grandes como 1 milhão, 1 bilhão, 1 google (ou googol, como se escrevia na época) ou 1 googleplexo. Num momento hilário, ele mostra o resultado de tentar escrever 1 googleplexo por extenso (literalmente por extenso):



Carl Sagan foi o maior divulgador científico do século 20 e, ao lado de nomes como Albert Einstein e Richard Feynman, ainda é um dos cientistas mais pop da História. Astrônomo de formação, Sagan tornou-se famoso no meio científico como pioneiro do campo da exo- ou astrobiologia (estudo da vida fora da Terra). Ele descobriu e explicou os motivos das altas temperaturas de Vênus: um efeito estufa de larga escala. Pacifista, lutou pelo desarmamento nuclear e passou boa parte da vida alertando o planeta sobre as ameaças fatais da guerra nuclear e do efeito estufa.

Tornou-se reconhecido pelo público por sua vasta bibliografia e por um bordão da série Cosmos que sempre negou, mas acabou admitindo e virou título de seu último livro: "Bilhões e Bilhões" (com ênfase no B). Era um ateu moderado, com um profundo senso de humanismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...