Pesquisar este blog

domingo, 28 de agosto de 2011

Quem sabe faz a hora




Houve uma época, no começo dos anos 1970, em que um relógio digital não saía por menos de incríveis US$ 2.000,00. Hoje em dia, com celulares e smartphones por todo lado, esses mesmos relógios já são considerados anacronismos. Menos, é claro, pelos geeks. E o que poderia ser mais geek do que fazer seu próprio relógio digital?


A Spikenzie Labs lançou recentemente nos States o relógio-kit Solder : Time LED, que custa meros US$ 29,95 (sem frete). O kit do-it-yourself vem com uma placa de circuito fácil de montar e um case feito de quatro placas de acrílico (cortadas with laser!!!11!). Tudo o que você vai precisar além das 30 pratas gringas é ter habilidades de sobra solda para montar o kit. Se você for preguiçoso ou não sabe soldar um par de circuitos integrados e montar um relógio em 20 minutos, pode pedir uma versão já montada por 10 dólares a mais (frete não incluso).

Comofas??/
Todos os resistores e capacitores têm valores idênticos. Então, a não ser que você seja muito azarado, não tem como errar. Basta ter um pouco de atenção e montar os circuitos corretamente — eles são montados com as marcações de cabeça-para-baixo. A única complicação é ligar o suporte da bateria à placa. Como é uma peça plana, isso significa que você vai ter de achar uma boa solução para mantê-la no lugar durante a soldagem.

Assim que a placa estiver montada, falta apenas fazer um sanduíche com as placas acrílicas para ter o relógio propriamente dito. Não há nada muito difícil aqui. Assegure-se apenas de que cada camada esteja perfeitamente alinhada e que o botão de controle (fig. à direita) esteja no lugar. Se estiver OK, fixe tudo com os parafusinhos. Por fim, basta acrescentar a pulseira de velcro de tamanho universal.

Para ver as horas, basta apertar o botão à direita. O visor se apaga após poucos segundos para conservar a bateria. A fabricante estima que ela poderá durar até cinco anos com uso moderado. Há um jumper no verso da placa para deixar o Solder : Timer em um modo “sempre on” para uso como relógio fixo, mas para isso você vai precisar de uma fonte externa de energia.

A programação do relógio também é incrivelmente simples. Aperte o botão duas vezes e mantenha pressionado para avançar as horas. O único defeito é que ele só funciona em modo 12 horas. É uma pena, porque bastaria um simples jumper a mais no kit para dar a opção de 24 horas. Mais informações (inclusive com uma blueprint e o código-fonte do relógio) na página oficial do Solder : Time

[via retrothing]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...