Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Bagunça Imobiliária


Em qualquer grande metrópole do mundo, fazer uma mudança pode ser uma provação. Mas em Nova York, a situação já foi pior ainda. Houve época em que todos os aluguéis da Big Apple expiravam às 9 da manhã do dia 1º. de maio, obrigando milhares de pessoas a se transferir simultaneamente para uma nova residência. Davy Crockett visitou NY em 1834 e testemunhou a balbúrdia:

No momento em que retornávamos da Broadway, pareceu-me que a cidade inteira estava sendo evacuada por alguma calamidade terrível. “Por que, Coronel”, perguntei, “que raios é o problema? Todo mundo parece estar deitando fora sua mobília e empacotando-a.” Ele riu, e disse que aquilo era o “dia de mudança” geral. Ninguém jamais viu nada parecido, a não ser que tenha sido na mesma cidade. Parecia uma espécie de brincadeira, como se eles estivessem se mudando apenas por diversão. Todas as ruas estavam cheias de carroças, carrinhos-de-mão e pessoas. Assim vai o mundo. Para mim seria um negócio difícil me tirar de minha cabana. Mas aqui, pelo que percebo, muitas pessoas “movem-se” todos os anos.

Sobre o inusitado hábito imobiliário dos nova-iorquinos, o jornalista Luke Grant escreveu em 1909: “Há dúvidas sobre se os proprietários fazem os aluguéis de acordo com os hábitos do povo ou se os hábitos são um resultado dos aluguéis. Mas não há dúvidas de que o costume cria transtornos para todos os envolvidos.” Apesar disso, a tradição, que remontava aos tempos coloniais, continuaria até a Segunda Guerra Mundial, quando acabou. Por falta de homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...