Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Um autógrafo de Mark Twain

Aos que lhe escreviam pedindo autógrafos, Mark Twain respondia educadamente com uma mensagem à máquina:

Eu espero não te ofender. Eu certamente não direi nada com a intenção de ofendê-lo. Porém, eu tenho que me explicar e o farei tão gentilmente quanto me é possível. O que você me pede para fazer é o que me pedem para fazer tão frequentemente quanto meia dúzia de vezes em uma semana. Três centenas de cartas por ano! Qualquer um teria o impulso de conceder livremente, mas o tempo e as ocupações necessárias de qualquer um não o permitiriam. Não há nada a fazer a não ser declinar em todos os casos, sem abrir exceções. E eu espero chamar sua atenção para algo que provavelmente não lhe ocorreu, e que é isso: nenhum homem se diverte praticando seu ofício como passatempo. Escrever é o meu ofício e eu o pratico apenas quando me sinto obrigado. Você pode fazer seu pedido [de autógrafo] para um médico, ou um pedreiro, ou um escultor e aí não haveria impropriedade alguma nisso. Mas se você pedir a qualquer um deles por uma amostra do seu ofício, do seu artesanato, ele poderia com toda a justiça perder as estribeiras. Nunca seria adequado pedir que um médico lhe desse um de seus cadáveres para guardar como recordação dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...