Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O ‘bixo’ mais folgado da história

Em 1939, um cara chamado George Bernard Dantzig (1914-2005) era candidato a doutorado em matemática na Universidade da Califórnia (UC) em Berkeley. Um dia, ele chegou atrasado para uma aula de estatística ministrada por Jerzy Neyman (1894-1981). Apressado por chegar tarde, ele copiou os dois problemas  que estavam no quadro-negro. Poucos dias depois, Dantzig devolveu os problemas. Novamente, ele pediu desculpas por demorar tanto para solucioná-los — mas ele também disse que achou-os anormalmente difíceis. O Prof. Neyman, distraído e ocupado, pediu apenas que o aspirante a doutor deixasse seu trabalho em cima da mesa.


George-Dantzig25
Dantzig: sua maior contribuição
acadêmica foi provar que não
existem problemas impossíveis
para quem chega atrasado
Seis semanas mais tarde, numa manhã de domingo, Neyman quase derrubou a porta de Dantzig de tanto bater nela. Os problemas que Dantzig pensou que fossem sua lição de casa eram na verdade teoremas estatísticos não-comprovados que Neyman discutira com a classe no começo da aula. Dantzig — sem saber ao certo com o que lidava — encontrou as soluções e provou ambos os teoremas. Mas ao serem publicadas, Dantzig não levou todo o crédito pelas soluções — foi apenas um co-autor.

"Quando eu comecei a me preocupar com o assunto de minha tese," — relembrou Dantzig, anos mais tarde — "Neyman simplesmente deu de ombros e disse-me para juntar os dois problemas em um fichário e ele os aceitaria como minha tese."

Nos anos 50, Dantzig seria um dos pioneiros da programação de computadores. Seus trabalhos mais conhecidos na área são a programação linear e o algoritmo simplex. Mais tarde, foi professor no Departamento de Engenharia Industrial da UC- Berkeley. No entanto, ele sempre foi lembrado como o cara sortudo que chegou atrasado no momento certo e resolveu um problema sem querer.
Assinale a moral correta para esse história universitária:
a) chegar atrasado à aula pode ser o momento mais importante de toda a sua carreira (mesmo que mais tarde você seja pioneiro em uma indústria futuramente importante)
b) encarar problemas difíceis como algo banal pode ser útil
c) preconceitos e medos diante de desafios intelectuais existem — e retardam a descoberta de muitas soluções
d) mesmo sem fazer nada, um professor universitário pode ser co-autor de uma tese importante
e) por isso mesmo, se seu professor aceitar uma aparente lição de casa como tese, recuse. Você pode ter encontrado a solução para um importante problema não-resolvido
f) todas as anteriores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...