Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

História por trás da Arte

Em 1989, um analista financeiro passeava por um mercado de pulgas em Adamstown, Pensilvânia, quando encontrou uma velha pintura guardada numa moldura que ele achou muito bonita. Então, ele comprou o quadro por quatro dólares.

Quando ele removeu a moldura, encontrou um documento dobrado entre a tela de pintura e a placa de madeira no verso do quadro. O documento parecia ser a Declaração de Independência dos Estados Unidos.

E era. O analista financeiro — que mora em Filadélfia, o berço da Independência americana — havia descoberto uma cópia da primeira edição da Declaração, de 1776. O documento foi leiloado por 2,42 milhões de dólares em 1991. Em 2000, deram um lance de 8,14 milhões de dólares num segundo leilão.

"Foi assim que o Congresso decidiu disseminar as notícias da independência", explicou David Redden, vice-presidente da Sotheby's, onde o documento foi leiloado. "Então, isso foi impresso a partir do rascunho de Thomas Jefferson para a Declaração de Independência e depois enviado por mensageiros para os exércitos nos campos, para as colônias recém-independentes, para os comitês de segurança pública e, certamente, para a [Grã] Bretanha também."

Moral da história: nunca despreze um mercado de pulgas (ou um quadro desconhecido numa moldura barata). Você pode encontrar tesouros mais genuínos do que imagina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...