Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Negócio das Arábias

No conto O Gênio da Lâmpada, de Robert Louis Stevenson, o gênio sempre garante ao seu amo (quase) qualquer desejo. Se o amo morrer com a lâmpada, ele vai arder no mármore do inferno. Assim, o amo deve vender a lâmpada, mas sempre por um preço menor do que ele pagou. O comprador deve ser informado dessas condições e aceitá-las para que realize seus desejos.

Só que ninguém compraria a lâmpada por 1 centavo, já que seria impossível revendê-la. De qualquer modo, o gênio não pode alterar as condições; ele é incapaz de te fazer imortal ou de tornar possíveis preços menores que 1 centavo. Mas se 1 centavo é um preço baixo demais, então 2 centavos também são e pela mesma razão. E assim por diante, aparentemente ad infinitum. Parece ser irracional comprar a lâmpada independente do preço oferecido.

Intuitivamente, porém, a maioria das pessoas consideraria razoável pagar R$ 1.000,00 para esfregar a lâmpada, acordar o gênio e fazer pedidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...