Pesquisar este blog

sábado, 30 de janeiro de 2010

Pálido Ponto Cego


A chegada do sistema de rádio e TV digital pode não ser uma boa notícia para os ETs que estão "dando uma espiadinha" na Terra através de nossas transmissões radiofônicas. Segundo o renomado Dr. Frank Drake, as transmissões via satélite e os sinais digitais são fracos demais para ir muito além da órbita terrestre. Mas isso também pode ser uma explicação para a ausência de canais de TV extraterrestres.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Orçamento de "Avatar"

Eu não ia comentar sobre Pocahontas Smurf Avatar depois de tanto bafafá. Mas não resisti. Eis a divisão orçamentária do primeiro hype de 2010:



Em azul, para combinar com aqueles smurfs crescidos

Mais de 300 milhões de dólares pra fazer smurfs crescer? O James Cameron gosta de torrar fortunas com histórias bobinhas. Ou vocês não se lembram do nauseante Titanic?

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

21 de maio de 2011

É mais uma data marcada para o fim do mundo. Desta vez, porém, a data teria sido agendada pelo deus cristão através de um código numerológico escondido na bíblia. Pelo menos é o que diz o novo profeta do apocalipse, o pastor Harold Camping, de 88 anos. O sr. Camping declara ser um engenheiro profissional que estuda a bíblia há mais de 70 anos. Segundo ele, cada palavra, cada número da escritura tem um "significado espiritual".

O pastor-engenheiro diz que tem escrutinado a bíblia à procura da data final nos últimos 15 anos. Ao ser questionado por um repórter do San Francisco Chronicle, sobre 2012, a data (supostamente) apontada pelas profecias maias, o sr. Camping explicou: "essa data não tem nenhuma de autoridade bíblica pois é apenas um conto de fadas". Camping está nesse negócio de datas para o fim do mundo já há muito tempo (embora não tanto quanto os maias).

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Socialismo do Século XXI?

Hugo Chávez continua a fazer suas trapalhadas no governo da Venezuela. E tudo que ele consegue fazer é demonstrar que o seu Socialismo do Século XXI é só uma reprise dos piores episódios das políticas latino-americana e  mundial do século passado.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Conflitos Esquecidos [3] — A Guerra dos 40 Minutos

Formalmente conhecida como Guerra Anglo-Zanzibari, o conflito bélico mais curto da história durou apenas 40 minutos. De um lado, a Real Marinha Britânica; de outro, as improvisadas forças de Zanzibar. O motivo? Os britânicos não gostavam do sultão que havia sido coroado no dia anterior.

Antecedentes Históricos
Embora a guerra tenha sido curta, a História por trás dela é longa. Zanzibar é uma pequena ilha na costa leste da África. Foi conquitada pelos portugueses em 1499, mas eles foram expulsos por navegadores árabes vindos de Omã em 1698. Desde então, a ilha passou a ser governada pelo sultão de Omã. Em 1858, com apoio dos ingleses, Majid bin Said declarou Zanzibar independente de Omã. A capital foi estabelecida na Cidade de Zanzibar, onde os sultões contruíram um Palácio real e um Harém à beira-mar.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Um recorde imbatível

Shizo Kanakuri (à esq.) sumiu enquanto corria a maratona nas Olimpíadas de 1912, em Estocolmo, na Suécia. Ele foi considerado como pessoa desaparecida na Suécia durante 50 anos. Até que um dia, um jornalista descobriu seu paradeiro: ele vivia tranquilamente no sul do Japão.

Derrotado pelo calor durante a corrida, ele parou num jardim, tomou um suco de laranja e descansou por uma hora. Depois, Kanakuri tomou um trem até o hotel, arrumou as malas e, na manhã seguinte embarcou de volta pra casa. Ele estava envergonhado demais — ou talvez fosse orgulhoso demais — para dizer que tinha desistido.

Mas há um final feliz: Em 1966, Kanakuri-san aceitou um convite de uma TV sueca para voltar a Estocolmo e terminar sua maratona. Ele alcançou a linha de chegada depois de 54 anos, 8 meses, 6 dias, 8 horas, 32 minutos e 20.3 segundos. Um recorde que certamente não será quebrado.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Fica a Dica (4) — Converta Km para Milhas e vice-versa

Já tentou imaginar quantos quilômetros há em 5 milhas? Ou quantas milhas são 100 km? Já tentou ter uma ideia de qual seria a milhagem que o odômetro do seu carro marcaria se usasse milhas?

Não é uma conta difícil de fazer. E nem precisa usar o Google!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Os ázarons de Pauli

Uma das maiores contribuições para a fama de [Wolfgang] Pauli foi o "Efeito Pauli". Segundo tal efeito, Pauli era capaz de, com sua mera presença, causar todo tipo de acidentes e catástrofes em laboratórios. [Rudolf] Peierls [assistente de Pauli], conta-nos um caso bem documentado em que o aparecimento de Pauli num laboratório causou o travamento de máquinas, o vazamento de sistemas de vácuo e a quebra de instrumentos de vidro. A história do poder destrutivo de Pauli tornou-se tão poderosa que foi creditada a ele uma explosão ocorrida num laboratório de Göttinger no exato momento em que o trem de Pauli chegou à estação daquela cidade.

— William H. Cropper, Great Physicists [Grandes Físicos], 2004

Certa vez, como trote, os amigos de Pauli montaram um aparelho para soltar um candelabro no chão assim que ele chegasse à recepção do hotel. Quando ele chegou, a polia travou e o candelabro não caiu.

Talvez Pauli fosse um centro de um campo azarônico e nem sabia. Na época, o Efeito Ázaron era desconhecido pela ciência.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Os 10 Mandamentos (versão 2.0)



Como era de se esperar, os teólogos do Vaticano não têm muito o que fazer. Só que agora, eles parecem entediados com a Internet e, pensando que ainda têm relevância social, fizeram uma lista de dez mandamentos informáticos. Não é surpresa notar que tais mandamentos muito agradariam a outros poderosos tão ultrapassados quanto a Igreja, como a sagrada indústria fonográfica e Santo Bill, o Gates. Eis a lista dos dez peccati informatici:

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Que feio, HADOPI!

No dia 12 do corrente, em Paris, o ministro da Comunicação e Culrura francês, Ftédéric Mitterrand (pra quem já desconfiou, ele é um genérico sobrinho do ex-presidente François Mitterrand) revelou o logo da HADOPI, entidade nazista francesa que defende os direitos autorais:

Assaltante Ninja, né?

Em 10 de dezembro de 1968, um homem uniformizado pulou diante de um carro-forte em Tóquio, no Japão. Ele explicou que tinha recebido um alerta da polícia de que o veículo tinha sido sabotado com explosivos. O carro-forte levava dinheiro para o 13º. salário dos funcionários da Toshiba e quatro passageiros. Os quatro saíram e viram o homem de uniforme se arrastar pra baixo do carro-forte.

Depois de passar um momento lá embaixo, o homem saiu, gritando que o carro estava prestes a explodir. Os ex-passageiros fugiram correndo e ele entrou no carro-forte e também fugiu, dirigindo.

Assim, um único homem, agindo sozinho, desarmado e sem ferir ninguém roubou exatos 294.307.500 de ienes (mais de 5,5 milhões de reais em valores atuais) em plena luz do dia. Ainda é o maior assalto bancário da história do Japão. O ladrão jamais foi capturado.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Publicidade Soviética

fósforos soviéticos

A rigor não deveria haver publicidade na União Soviética, afinal esse negócio de fazer anúncios publicitários era arma dos porcos capitalistas. Entretanto, a ideologia comunista não impediu o surgimento de pôsteres publicitários — ainda que o principal anunciante fosse aquela mistura de governo, partido único e Estado. Em meio à inundação de pôsteres que tinham mais política (e políticos) do que publicidade, havia alguns que anunciavam os produtos soviéticos.

O Paradoxo do Monte

Um simples grão de areia não é um monte de areia. Isso é óbvio. Um "monte" é uma coleção de coisas e é preciso muitas coisas para se ter um monte delas. Assim, dois grãos de areia ainda não são um monte de areia por que um monte é muito mais que um par de coisas.

Entretanto, seja quais forem as coisas, o conceito de "monte" é confuso e incerto. Não há um número certo, um limite preciso, a partir do qual uma coleção de coisas se torna um "monte". Não é como se 38 grãos de areia formassem um monte, mas 37 ainda não fossem um monte.

Esta é a origem do Paradoxo dos Montes.

Suponha que tenhamos um milhão de grãos de areia. Um milhão de grãos de areia formam, inquestionável-, indubitável-, definitivamente, um monte de areia.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Fala que eu desmonto!

Wagner Montes apresenta o Balanço Geral na TV Record do Rio de Janeiro. Parece que as sessões de descarrego não funcionam e ele anda balançando demais:



Não liga não, seu Pedir Maiscedo Edir Macedo. Não é nada que você possa fazer uma mega-campanha de arrecadação na Universal pra comprar dois parafusos abençoados.

Pra quem não sabe, o Wagner Montes teve a perna direita amputada após um acidente de moto em 1981.

Como era de se esperar, ele não tem diploma. Montes também atua na política — onde, afinal, não se precisa de diploma — e é deputado estadual no Rio pelo partido do Brizolla PDT desde 2007. É cotado como candidato ao governo do Estado nas eleições deste ano. Imaginem o que ele vai ser capaz de fazer com esse comportamento infantil quando chegar ao Palácio das Laranjeiras...

E ainda tem fluminense que não sabe por que o seu querido Rio de Janeiro só dá pra trás. Tem povo que é cego!

PS: a gente nem precisa fazer campanha a favor do diploma de jornalista. O desempenho, a seriedade, a isenção e o sensacionalismo dos sem-diploma já são argumentos suficientes a nosso favor.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Como surgiram as ervas medicinais

(conto folclórico dos índios norte-americanos)

Há muito, muito tempo atrás, homens e animais viviam juntos em paz e harmonia. Mas as coisas começaram a mudar quando algumas pessoas gananciosas passaram a caçar apenas para vender a carne e as peles. Isto levou a população animal a diminuir e trouxe grande preocupação aos bichos.

O grande urso branco decidiu, então, formar um conselho com os animais para que decidissem como deveriam se defender e se vingar. Houve muita discussão, mas nenhum consenso. Então, a mais velha e sábia mosca ofereceu uma proposta: "Deixe-nos chamar os espíritos" — disse ela — "Nós pediremos a eles que mandem grandes dores às pessoas e nós vamos carregar as doenças".

Não demorou muito e uma grande epidemia se espalhou por todas as aldeias dos povos nativos, atacando tanto os homens bons quanto os maus. Mas os animais queriam punir apenas as pessoas más e ficaram muito tristes ao saber que as pessoas boas também estavam sofrendo. Então, se reuniram em outro conselho para decidir o que deveria ser feito.

As pequenas ervas trouxeram uma solução: elas prometeram curar os doentes. Então, os espíritos dos sonhos foram enviados aos xamãs para guiá-los até as ervas medicinais. E assim surgiu a medicina e a cura para os nativos norte-americanos.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Parem o mundo

Todo mundo se lembra de Galileu como o típico gênio incompreendido e perseguido. Do que pouca gente se lembra é dos argumentos que foram usados contra Galileu, que partiam dos perseguidores de Galileu, gente com uma boa formação, mas uma profunda influência ideológica (leia-se fé religiosa). Eis alguns exemplos:
"As construções e a própria terra voariam com um movimento tão rápido que os homens deveriam ter garras, como os gatos, para que fossem capazes de se agarrar à veloz superfície da terra." — Libertus Fromundus (1587-1653), doutor e professor de teologia na Universidade de Louvain e Deão da Igreja de São Pierre, em Anti-Aristarchus (1631)
Outro argumento de Fromundus é explicitamente religioso:

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O Paradoxo do Iluminado

Eis por que o Nirvana, tal como o "céu" angelical dos cristãos ou o "paraíso" cheio de virgens dos muçulmanos não passa de uma fantasia igualmente inalcançável:
O bodhisattva ["ser iluminado", em sânscrito] não pode passar para o Nirvana. Ele não pode por que, se o fizer, vai exibir um egoísmo que um bodhisattva não pode ter. Se ele tem egoísmo, não pode ser um bodhisattva e, portanto, não pode entrar no Nirvana. Se lhe falta egoísmo, ele também não pode entrar no Nirvana, pois isso seria um ato egoísta. Então, de qualquer maneira, o bodhisattva é incapaz de entrar no Nirvana [...] Portanto, ninguém pode alcançar o Nirvana; nós não podemos por que não somos bodhisattvas e os bodhisattvas não podem por que são bodhisattvas.
— Arthur Danto, Mysticism and Morality [Misticismo e Moralidade], 1972

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

"Eu não sei de nada"

Ken Rex McElroy era o valentão da cidade de Skidmore, Missouri, nos Estados Unidos. Era um verdadeiro vilão: ladrão, estuprador e incendiário, ele acumulava dúzias de acusações criminais, mas nunca foi preso por que intimidava as testemunhas.

Então, talvez não seja surpresa saber que dois de seus concidadãos tenham matado McElroy a tiros, em 10 de Julho de 1981, em plena luz do dia e no centro da cidade.

Entretanto, embora a esposa — ou melhor, viúva — do valentão morto tenha identificado os assassinos, nenhuma das 46 testemunhas dizia se lembrar do que tinham visto naquele dia.

Sem os testemunhos, o caso não pode seguir em frente — judicialmente, o crime continua sem solução até hoje.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Santo Plágio

Há dois capítulos quase idênticos na Bíblia. Os 14 primeiros versos de 2 Reis, capítulo 19 e Isaías, capítulo 37 são idênticos (palavra por palavra, dependendo da versão). O resto dos capítulos não passa de uma paráfrase com apenas algumas palavras trocadas por sinônimos.

Parece que nem Deus resistiu e acabou plagiando-se a si mesmo. Talvez ele estivesse com sono, pois naquele tempo não havia café (embora ele tenha criado o mundo inteiro, inclusive a flora inteira, em seis dias).

Evidentemente, os defensores da Bíblia vão argumentar que trata-se de uma citação. Isso não pode ser verdade, pois a suposta citação não cita suas fontes nem segue as normas da ABNT e, portanto, não pode ser aceita.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Fica a Dica (3) - 68 toques para quem usa twitter

Só um pequeno conselho — em 68 toques — pra quem é viciado dependente não vive sem Twitter:


sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Fora-da-lei

Para um ser que acima de tudo é — ou se diz ser — onibenivolente, Deus já se meteu em uma série de problemas legais. Nos dois últimos anos foram duas acusações e, como era de se esperar de alguém que também se diz ser onipresente, cada uma veio de um lado do mundo.

Em 2007, Ernie Chambers, deputado estadual do Estado de Nebraska (EUA), entrou com um processo contra a deidade sob a alegação de que Ele causou "irrestritas mortes, destruição e aterrorização de milhões e milhões dos habitantes da Terra".

No ano seguinte, na Romênia, um prisioneiro recorreu judicialmente contra Deus por quebra de contrato. Segundo o detento, seu batismo era um contrato com Deus, mas o ser supremo teria rompido o acordo ao falhar em protegê-lo contra o mal.

Deus só não foi convocado a comparecer nos tribunais por formalidades técnicas. A ação do Sr. Chambers foi arquivada por que Deus não tem endereço (ou, pelo menos, não o informa em seu livro) e, portanto, não poderia ser notificado por um oficial de justiça. O caso romeno foi considerado fora da jurisdição da corte por que Deus não está registrado nem como pessoa física nem como pessoa jurídica.

Certamente, Deus deve ter procurado advogados com o Diabo.

Duas vezes no mesmo lugar

No ano passado, em Detroit, Joseph Figlock, varredor de ruas, estava limpando uma calçada quando um bebê estatelou-se de uma janela do quarto andar, atingindo-o em cheio na cabeça e nos ombros. Joseph Figlock e o bebê ficaram feridos, mas a criança não morreu. Na noite passada, enquanto Figlock varria outra calçada, David Thomas, de dois anos de idade, caiu de uma janela do quarto andar e aterrissou sobre o ubíquo Sr. Figlock, com os mesmos resultados.

- Time Magazine, 17 de Outubro de 1938

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Macacos me mordam!

Alguns reis morrem na cama, outros morrem gloriosamente em campos de batalha.

Mas o rei Alexandre da Grécia — não, não é o “Grande” da antiguidade — foi morto pela mordida de um par de macacos.

Ele caminhava pelos jardins do Palácio Real no dia 2 de Outubro de 1920, quando um macaco atacou seu cão. Ele espantou-o com um pau e sofreu apenas um ferimento na mão, mas um outro macaco veio, companheiro do primeiro, veio em seguida e deu-lhe uma mordida ainda mais profunda. Ele morreu  de septicemia (infecção generalizada) três semanas mais tarde.

O pai de Alexandre, que estava exilado, retornou ao país e lançou uma sangrenta guerra contra a Turquia. Como se os turcos tivessem treinado macacos terroristas... “Talvez não seja exagero”, escreveu Churchill sobre o episódio, “ressaltar que 250 mil pessoas morreram dessa mordida de macaco.”

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

2010? No meu tempo...

Para muitas pessoas, a primeira década do século XXI, apesar de todos os seus avanços tecnológicos, não teve a menor graça, por que foi uma sombra do que esperavam que fosse:


 [clique para aumentar]
 Mas mesmo assim, nós conseguimos superpoderes incríveis.

Paradoxo do Assassinato no Deserto

Em um oásis no meio do deserto, Alberto e Bruno decidem matar Cláudio. Alberto não sabe da decisão de Bruno e vice-versa. Alberto põe veneno no cantil de Cláudio. Depois, Bruno fura o cantil. Cláudio acaba por morrer — de sede. Quem o matou?

Mais tarde, no tribunal, Alberto argumenta que Cláudio nunca bebeu o veneno. E Bruno diz que apenas evitou que Cláudio bebesse água envenenada. Ambos estão certos, mas Cláudio foi assasinado. Então, quem é o culpado?

Alguém se arrisca a agir como juiz e dar uma solução para o caso?

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O primeiro de uma série

Em 1884, os Estados Unidos conheceram seu primeiro serial killer. O "Aniquilador de Empregadas Domésticas", como ficou conhecido, agia em Austin, no Texas. Ele arrastava suas vítimas para fora da cama, violentava-as e matava-as com um machadinho. Em um ano de atividades, ele matou pelo menos sete mulheres. Aí ele desapareceu, sem jamais ter sido capturado.

Três anos mais tarde, Jack, o Estripador apareceu em Londres.

Será uma coincidêcia ou seriam ambos os assassinos a mesma pessoa?

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Carreta transparente

Não há nada mais chato — e perigoso — do que ter de ficar esperando atrás daquelas carretas enormes até ultrapassar. Ainda mais se o teu carro for compacto. Você certamente já deve ter desejado que aquela jamanta simplemente suma da sua frente. Como isso é um tanto impossível, talvez seja melhor esperar que ela fique transparente. Tipo assim:





Em resumo, é o seguinte: uma câmera na frente do caminhão e uma tela nas portas traseiras do baú. Esta é uma ótima ideia, mas não sei se já foi posta em prática. De qualquer maneira, seria muito mais prático e seguro do que ter que contar com os sinais de ultrapassagem que apenas alguns caminhoneiros fazem.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...